Um confronto entre criminosos e agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi registrado na noite desta sexta-feira (18), com os suspeitos tendo sido baleados na ocasião. Com eles, os policiais apreenderam armas de fogo e drogas.
As ações foram realizadas por agentes do 5º Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). A ocorrência foi registrada por volta das 21h20, entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, na região do Cariri, após denúncias às forças de segurança.
Os trabalhos tiveram início a partir de informações que apontavam o transporte de armas entre os dois municípios. Segundo dados, os indivíduos deslocavam-se em uma motocicleta. De imediato, equipes do BPRaio organizaram pontos de bloqueio em áreas estratégicas da região.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ao avistarem a primeira barreira policial, os suspeitos tentaram fugir, tendo sido interceptados por outra composição policial mais à frente. Durante a tentativa de abordagem, os dois ocupantes da moto desceram armados e fizeram disparos contra os policiais, que reagiram à agressão. Após o fim do confronto, os dois homens foram socorridos a um hospital da região, com o apoio de uma viatura.
Momentos após o primeiro episódio, uma terceira pessoa, também em uma moto, se aproximou do local e, ao ser abordada, reagiu da mesma forma, sacando uma arma e disparando contra os policiais. As equipes revidaram e o suspeito foi lesionado. Uma equipe da Força Tática de Juazeiro do Norte, que estava nas proximidades, prestou socorro ao indivíduo, que foi então encaminhado ao hospital.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Durante a ação, foram apreendidas quatro armas de fogo: uma pistola calibre .380, uma espingarda calibre 12, e dois revólveres calibre .38, além de 22 munições de diversos calibres e 10 munições deflagradas. Também foram encontradas drogas, incluindo 101 gramas de cocaína, que estavam em posse do terceiro suspeito abordado.
A ocorrência foi registrada na 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil (Seccional Sul), onde o material apreendido foi apresentado e os procedimentos cabíveis foram adotados.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Como pode ser enquadrado na lei alguém que reage a uma abordagem policial atirando nos agentes?
A pessoa pode ser enquadrado em diversos crimes previstos no Código Penal, dentre os quais o mais grave é o homicídio qualificado, se houver morte, ou tentativa de homicídio. Essa conduta caracteriza resistência à ação policial com uso de violência letal, e a lei prevê penas severas para esse tipo de agressão contra agentes de segurança pública, que estão legalmente autorizados a intervir na ordem pública.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
Leia também | Tia e sobrinha são mortas a tiros dentro de casa em Maracanaú, no Ceará
Fonte: gcmais.com.br