Início » Blog » Cultivo de abacaxi com irrigação cresce no Ceará e ajuda a diversificar a produção
Ceará

Cultivo de abacaxi com irrigação cresce no Ceará e ajuda a diversificar a produção

cultivo-de-abacaxi-com-irrigacao-cresce-no-ceara-e-ajuda-a-diversificar-a-producao
Cultivo de abacaxi com irrigação cresce no Ceará e ajuda a diversificar a produção

De sabor cítrico e adocicado, o abacaxi se tornou uma das frutas mais procuradas pelos consumidores da Grande Fortaleza. Na Ceasa de Maracanaú, ele figura entre as oito frutas preferidas do público, com até 500 toneladas comercializadas por mês, volume considerado significativo para o mercado local. Segundo Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa, “500 toneladas representa um volume mensal que pode ser acrescido cada vez mais com a produção do Ceará.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O abacaxi é utilizado tanto in natura quanto para sucos, e também é destaque em fábricas de polpas em Cascavel. Marciano de Castro, empresário do setor, relata: “A gente vem na Ceasa mais ou menos uma vez por semana pegar abacaxi. E goiabas também, maracujá. Hoje, no caso, eu vim pegar abacaxi e uma parte de goiaba também.”

Dicas de consumo e mercado

Joãozinho do Abacaxi, permissionário, explica como escolher a fruta corretamente: “Olha, a dona de casa geralmente ela chega no supermercado e puxa essa bandeira aqui, ó. Largou, ela tem na ilusão que está maduro, né? Só que, na realidade, ele não está maduro. Eu conheço o abacaxi pela malha. Quando a malha está bem aberta, o abacaxi já está no estado de amadurecimento. Esse aqui tá verdoso, querendo pintar, e a malha bem aberta. Esse está maduro.”

O cultivo de abacaxi no Ceará vem crescendo com o uso da irrigação, o que permite produção mesmo em períodos de altas temperaturas e chuvas irregulares. Odálio Girão destaca: “O Ceará tem um potencial bom, tem grandes empresários que devem investir no Ceará e também o pequeno produtor já está investindo numa produção localizada, em pontos estratégicos, para o mercado não ficar dependente de outras regiões do Nordeste ou do Sul do país.”

Além de suprir parte da demanda local, o abacaxizeiro contribui para a sustentabilidade da agricultura familiar. “O produtor não pode se pegar só dois meses e produzir e depois parou. Ele tem que produzir o ano todo porque vai encontrar um caminho no mercado para colocar o seu produto com um preço bem melhor e ele ter um ganho para a sua família,” explica Girão.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A produção do abacaxi também é estratégica para diversificar a agricultura cearense. “A agricultura familiar é um ponto importante no desenvolvimento do Ceará, porque tem pontos que precisam também despertar para outras culturas. O abacaxi é importante, mas temos clima e água em várias regiões do estado — Serra de Tianguá, Maciço de Baturité, Cariri e até o sertão —, então podemos investir em outras frutas e abrir novos mercados em outros estados,” conclui o analista.

E para os amantes de churrasco, o abacaxi não pode faltar. Joãozinho brinca: “Todo churrasqueiro que se preza tem que comer um churrascozinho e degustar junto com o abacaxi. É bom demais!”

O cenário mostra que o cultivo irrigado do abacaxi não só fortalece a economia rural, como também amplia o potencial de diversificação da produção cearense, atendendo a consumidores e abrindo oportunidades para pequenos e grandes produtores.

Leia também | Oferta elevada de abacaxi garante preços acessíveis na Ceasa de Maracanaú

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br