Início » Blog » Dom Gregório Paixão está em Roma para cerimônia de Benção do Pálio presidida por Papa Francisco
Ceará

Dom Gregório Paixão está em Roma para cerimônia de Benção do Pálio presidida por Papa Francisco

dom-gregorio-paixao-esta-em-roma-para-cerimonia-de-bencao-do-palio-presidida-por-papa-francisco
Dom Gregório Paixão está em Roma para cerimônia de Benção do Pálio presidida por Papa Francisco

Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, está em Roma desde segunda-feira (24) para uma série de compromissos, com destaque para a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, marcada para sábado (29) às 9h30, horário local, durante a benção do Pálio.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Nesta quinta-feira (27), Dom Gregório participou de um evento especial da Pontifícia Comissão para a América Latina, seguido de uma Santa Missa no Centro San Lorenzo, próximo à Basílica de São Pedro.

Durante a manhã, o arcebispo visitou a sede da Comunidade Católica Shalom em Roma e compartilhou um almoço com os membros da comunidade. Nos próximos dias, sua agenda inclui reuniões, entrevistas e visitas aos Dicastérios da Sé Romana.

Dom Gregório, com outros 41 bispos, incluindo o Patriarca de Lisboa, Portugal, participará da cerimônia de benção dos Pálios. Essas faixas de lã são abençoadas pelo Papa Francisco durante a celebração dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo em 29 de junho e posteriormente entregues aos arcebispos metropolitanos através dos núncios apostólicos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Benção do Pálio

A entrega do Pálio a Dom Gregório está marcada para uma solene celebração Eucarística presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, em 6 de julho às 10h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

A cor branca do Pálio representa a benevolência para com os humildes e penitentes. As quatro cruzes localizadas na frente, atrás, à direita e à esquerda simbolizam que o bispo deve possuir vida, ciência, doutrina e poder, além de refletir as quatro virtudes cardeais: prudência, fortaleza, temperança e justiça. A cor púrpura das cruzes remete à fé na Paixão de Cristo.

Esta cerimônia é de grande importância para a Igreja, pois o Pálio representa a autoridade e a missão do arcebispo sobre sua Igreja local. Ao receber este símbolo, Dom Gregório Paixão, OSB, é chamado a seguir os passos de São Pedro, mantendo-se firme na fé e na caridade pastoral para com seu rebanho.

Leia também | Rota Fortaleza-Orlando é retomada com capacidade para 176 passageiros

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br