O governador Elmano de Freitas anunciou nesta segunda-feira (16) a decretação de ponto facultativo para os servidores estaduais na próxima sexta-feira (20), um dia após o feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira (19). O anúncio foi feito em publicação nas redes sociais do governador, na manhã desta segunda.
“Informo aos cearenses que estarei decretando ponto facultativo na próxima sexta-feira (20), em virtude do Dia de Corpus Christi na quinta, data tão importante para a fé Cristã, que celebra a presença real de Jesus na Eucaristia.”, pontuou ele.
O decreto assegura o funcionamento dos serviços essenciais, como saúde e segurança pública, que continuarão operando normalmente durante o ponto facultativo. A medida vale para todos os órgãos da administração pública estadual e será publicada no Diário Oficial do Estado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Feriado de Corpus Christi
O mês de junho no Brasil é marcado por uma das celebrações religiosas mais tradicionais do calendário cristão: o Corpus Christi. Em 2025, a data será comemorada no dia 19 de junho, uma quinta-feira, e, como ocorre todos os anos, mobiliza milhões de fiéis em todo o país.
O significado do Corpus Christi vai além do simples descanso: trata-se de uma solenidade católica que celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, um dos sacramentos centrais da fé católica. Veja a seguir se Corpus Christi é feriado no Brasil em 2025.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A festa de Corpus Christi foi instituída para celebrar e afirmar a fé dos católicos na presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho consagrados durante a Missa, sacramento conhecido como Eucaristia. Segundo a tradição cristã, durante a Última Ceia, realizada numa quinta-feira, Jesus partilhou o pão e o vinho com seus discípulos, dizendo que eram seu corpo e seu sangue, e pediu que esse gesto fosse repetido em sua memória. Assim, Corpus Christi é uma data para recordar e adorar esse mistério central da fé católica.
A Eucaristia, como ensina o Concílio Vaticano II, é considerada “fonte e ápice da vida cristã”, pois alimenta espiritualmente os fiéis e os prepara para uma vida de comunhão com Deus e com o próximo. Santo Tomás de Aquino, um dos grandes teólogos da Igreja, destacou que nenhum outro sacramento é mais salutar do que a Eucaristia, pois nela os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais.
Leia também | Festas juninas: mês de junho reforça prevenção a queimaduras com fogos de artifício
A celebração de Corpus Christi surgiu no século XIII, na Bélgica, a partir de um movimento eucarístico e das visões místicas de Santa Juliana de Cornillon, que desejava uma festa especial para honrar o Santíssimo Sacramento. O Papa Urbano IV instituiu oficialmente a solenidade em 1264, após o milagre eucarístico de Bolsena, e a festa foi gradualmente adotada em toda a Igreja Católica, especialmente após o Concílio de Trento, no século XVI.
Fonte: gcmais.com.br