Início » Blog » Em São Paulo, Elmano mostra primeiro carro que será produzido no Polo Automotivo do Ceará
Ceará

Em São Paulo, Elmano mostra primeiro carro que será produzido no Polo Automotivo do Ceará

em-sao-paulo,-elmano-mostra-primeiro-carro-que-sera-produzido-no-polo-automotivo-do-ceara
Em São Paulo, Elmano mostra primeiro carro que será produzido no Polo Automotivo do Ceará

O governador Elmano de Freitas mostrou, nas redes sociais, o primeiro carro que será produzido no Polo Automotivo do Ceará, o Chevrolet Spark EUV. O chefe do Executivo estadual esteve no Salão do Automóvel, em São Paulo, onde conheceu o modelo, que é também o primeiro veículo elétrico da Chevrolet no Brasil.

Ele destaca ainda que o Polo Automotivo será inaugurado na próxima quarta-feira (3), com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

“Eu estou aqui no Salão do Automóvel de São Paulo. E, para nossa alegria, aqui está o estande do estado do Ceará, porque nós vamos agora ter um polo automobilístico no estado do Ceará. Esse é o veículo, que você está vendo, que vai ser produzido. Um carro absolutamente tecnológico, moderno, elétrico”, disse ele, em vídeo divulgado nas redes. “É cada vez mais orgulho do Ceará em estar entre os estados que integram o polo automobilístico brasileiro. Isso é muito orgulho para o nosso povo, emprego para o nosso povo, oportunidade de trabalho para o nosso povo.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Polo Automotivo do Ceará

O Polo Automotivo do Ceará será oficialmente inaugurado no próximo dia 3 de dezembro, marcando o começo das atividades da Planta Automotiva do Ceará (PACE) em Horizonte. O anúncio foi feito no último domingo (23) pelo acionista da PACE, Rodrigo Teixeira, durante o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, onde o estado participa com estande próprio.

Além de Elmano e Lula, também participarão da inauguração o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o presidente da General Motors, Santiago Chamorro; o presidente da Comexport-Pace, Alan Adler; e o vice-presidente da empresa, Rodrigo Teixeira.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)


Ao confirmar o início das operações, Rodrigo explicou a proposta da nova estrutura. “Começaremos a produzir a partir do dia 3 de dezembro. Não é uma fábrica de automóveis. Propositalmente a gente chama de Polo Automotivo porque o objetivo é desenvolver tecnologia lá e não simplesmente montar um veículo”, afirmou durante o painel O Brasil na liderança da descarbonização no setor automotivo. Ele também destacou os motivos que levaram a empresa a investir no estado. “Boa legislação, ambiente favorável de negócios. O estado do Ceará hoje tem uma das melhores educações do Brasil. […] Começamos a criar condições favoráveis e também um mercado consumidor relevante”, disse.

O Polo Automotivo do Ceará opera com incentivos fiscais do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal. A Pace, braço da Comexport anunciado no ano passado, conduz o projeto. Segundo o vice-presidente da Pace, Rodrigo Teixeira, apenas o Spark está confirmado no momento.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A primeira etapa do processo será feita em SKD (Semi Knocked-Down), sistema no qual o Chevrolet Spark elétrico chega ao Ceará em kits a serem montados. A empresa e o Governo do Estado reforçam que o objetivo é que, adiante, o veículo seja produzido completamente no território cearense.

Anunciado em agosto de 2024, o Polo Automotivo do Ceará recebeu investimento inicial de R$ 400 milhões, com expectativa de gerar até 9 mil empregos quando todas as etapas estiverem em pleno funcionamento.

Leia também | Conexões do Turismo 2025 destaca crescimento e potencial econômico do Ceará

Fonte: gcmais.com.br