Início » Blog » Espetáculo com mais de 300 atores emociona público em Canindé, na Festa de São Francisco
Ceará

Espetáculo com mais de 300 atores emociona público em Canindé, na Festa de São Francisco

espetaculo-com-mais-de-300-atores-emociona-publico-em-caninde,-na-festa-de-sao-francisco
Espetáculo com mais de 300 atores emociona público em Canindé, na Festa de São Francisco

A cidade de Canindé, no Sertão Central do Ceará, foi palco de um dos maiores espetáculos a céu aberto do país, durante a Festa de São Francisco. A peça reúne mais de 300 atores, em uma área de 8 mil metros quadrados.

Em meio à programação anual dos festejos, a encenação “Francisco: O Homem Santo” emocionou milhares de fiéis e visitantes, com uma representação artística da vida do frade italiano que se tornou símbolo da simplicidade e da proteção à natureza.

A maioria dos mais de 300 atores participantes são da própria cidade – além da presença de nomes conhecidos nacionalmente, como Letícia Sabatela. A produção atraiu cerca de 5 mil pessoas por noite, durante seis apresentações consecutivas. No palco, foram retratados momentos marcantes da trajetória de São Francisco de Assis, como a juventude, a renúncia à riqueza, o cuidado com os pobres e o amor pela criação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“A vida de São Francisco é um grande exemplo para todos nós seres humanos, dado o seu interesse pela preservação ambiental, pelo cuidado com o outro, pelo amor”, destacou o professor Elderson Sousa, um dos espectadores do evento.

A estudante Gerlany Santos, do Piauí, há 24 anos participa dos festejos em Canindé, mas foi a primeira vez que assistiu ao espetáculo. Emocionada, resumiu a experiência: “emociona demais. Acompanhar a vida de São Francisco, ver tudo o que ele fez, é maravilhoso.”

Após 16 anos fora da programação, o espetáculo retornou com nova dramaturgia assinada por Rômulo Magalhães, que convidou o diretor Ronaldo Agostinho para conduzir a encenação. “Do espetáculo, ele nasceu em 99, né? Depois ele foi, seguiu durante 10 anos e ficou 16 anos parado”, explicou Agostinho. “E agora o Rômulo Magalhães teve a ideia, descreveu um novo texto, nova dramaturgia, contando junto a história de Francisco e a história de Santa Clara. E aí me convidou para dirigir esse espetáculo, que eu aceitei de pronto, né? Eu sou neto de Canidé.”

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Na nova montagem, Letícia Sabatela interpretou Maria. A atriz celebrou a participação no evento. “Essa experiência de vir ao encontro desse movimento de fé aqui em Canindé, fazendo um espetáculo artístico que reúne talentos daqui da região tão impressionantes, é uma realização de muita alegria. Nesse momento do planeta, então, está sendo uma chama acesa de amor, de solidariedade, de arte”, pontuou.

O ator André Ximenes, que deu vida a São Francisco, compartilhou momentos intensos vividos nos ensaios. “Cada dia eu me emociono com uma coisa diferente a partir do olhar de Francisco. Esses dias mesmo eu tive uma experiência muito forte na cena de Nossa Senhora, eu tive uma crise de choro. E eu fiquei uns 20 minutos sem conseguir voltar para a cena.”

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Interpretando Santa Clara, Any Maia destacou a conexão emocional com a personagem. “Tá sendo uma emoção muito grande interpretar uma mulher tão corajosa, que teve a coragem de seguir o seu coração. […] Nos palcos eu sinto a energia, sabe, até com São Francisco, essa amizade maravilhosa, esse amor que tem entre eles”, disse ela.

“São 350 atores de cena, 250 atores de Canindé, um elenco grandioso”, ressaltou o diretor Ronaldo Agostinho. Então, esse espetáculo trata de muita emoção, trata sobre esse homem especial, o Francisco, que seguiu o Cristo fielmente, né? Abraçando a pobreza, abrindo mão da riqueza, do poder. Então, o espetáculo conta essa trajetória de Francisco de uma forma extremamente emocionante.”

Leia também | Padre mineiro come cuscuz pela primeira vez no Ceará e brinca: “Fiquei sem fome no almoço”

Fonte: gcmais.com.br