Aos 12 anos, a estudante Nicole Semião, moradora de Fortaleza, já é considerada uma referência mundial em astronomia, tendo sido premiada como uma das 100 crianças prodígio na premiação “Global Child Prodigy Awards” (Prêmio Global de Crianças Prodígio), no Parlamento Britânico, em Londres.
A jovem é apaixonada pelo mundo da astronomia desde a infância, quando a mãe dela, Zilma Semião, percebeu o interesse especial da filha pelos astros. “Ela gostava muito de ir para o lado de fora, ao anoitecer, sempre para ficar deitada no chão olhando as estrelas. Ela com dois aninhos já fazia isso. E aos quatro anos, quando ela pediu o telescópio, foi que deu realmente um start na gente: tem alguma coisa diferente aí, que ela não gostava de brincar com as bonecas como bonecas, transformava em astronautas e construía foguetes até com as panelas”, relata a mãe.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Nicole decidiu compartilhar seu conhecimento nas redes sociais, logo após concluir um curso de astronomia aos seis anos. “Meu objetivo principal é ensinar para as crianças, então todas as premiações que eu ganho sempre me dão um gás a mais”, afirma a estudante.
Com um desempenho escolar destacado desde os primeiros anos, Nicole mudou-se de Maceió para Fortaleza, onde estuda em um colégio particular. Ela já descobriu mais de 30 asteroides, é cientista cidadã da NASA e participa ativamente de congressos e seminários de astronomia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Recentemente, recebeu mais uma importante conquista: está entre as 100 crianças-prodígio do mundo, prêmio concedido pelo Global Child Prodigy Awards, entregue no Parlamento Britânico, em Londres. “É uma grande honra, principalmente por ter recebido pela segunda vez consecutiva. E da última vez eu ganhei na categoria Astronomia, e só tinha eu naquela categoria. E dessa vez eu ganhei na categoria Astronomia e Ciências Espaciais. E eu posso dizer que é uma honra muito grande, eu estou muito feliz”, comemora.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A mãe destaca a importância da participação de Nicole nos eventos internacionais: “A gente até tentou colocar ela numa posição de não participar desses tipos de eventos mais, para dar mais ênfase para outras crianças, só que ela foi selecionada novamente e foi importante porque outras crianças também foram, já, devido à primeira participação dela.”
Nicole diz que pretende cursar engenharia aeroespacial e sonha em projetar foguetes e desenvolver novas tecnologias. A intenção dela é fazer o curso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Leia também | Pesquisadores cearenses criam solução com água de coco que conserva órgãos para transplantes
Estudante de Fortaleza está entre as 100 crianças prodígio do mundo premiadas no Parlamento Britânico
Fonte: gcmais.com.br