Início » Blog » Ex-prefeito de Fortaleza José Sarto sai do PDT e anuncia filiação ao PSDB
Ceará

Ex-prefeito de Fortaleza José Sarto sai do PDT e anuncia filiação ao PSDB

ex-prefeito-de-fortaleza-jose-sarto-sai-do-pdt-e-anuncia-filiacao-ao-psdb
Ex-prefeito de Fortaleza José Sarto sai do PDT e anuncia filiação ao PSDB

O ex-prefeito de Fortaleza José Sarto anunciou nesta terça-feira (21) que está saindo do PDT, com filiação ao PSDB marcada para esta quarta-feira (22). Ele acompanha o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, que faz o mesmo movimento. Os dois serão filiados na mesma ocasião.

“Passando aqui para convidar todo mundo na próxima quarta-feira, dia 22, às 9h30 da manhã, para a filiação de Ciro Gomes ao PSDB, no Hotel Mareiro, da Beira Mar. Nessa ocasião, eu também estarei me filiando ao PSDB, partido que ajudamos a construir aqui no Ceará. Ciro e eu convidamos você a vir celebrar esse momento tão importante para a conjuntura política do Ceará. Te espero lá!”, disse ele em vídeo compartilhado nas redes sociais.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Sarto e Ciro se filiarão ao PSDB na mesma ocasião

O presidente estadual do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, havia anunciado na última semana a filiação de Ciro, com indicação ainda de que o ex-governador deve voltar a disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026.

A filiação marca o retorno de Ciro Gomes ao PSDB, partido pelo qual governou o Ceará entre 1991 e 1994. O ex-senador Tasso Jereissati é creditado como tendo papel decisivo para convencer Ciro a escolher o PSDB, após o ex-governador avaliar convites de outras legendas, incluindo União Brasil e PP.

Ciro deixou o PDT, partido onde estava desde 2015, em meio a divergências políticas na sigla, especialmente pela aproximação do PDT com o PT no Ceará. Sarto, assim como o ex-prefeito Roberto Cláudio, acompanham Ciro nesse movimento de distanciamento do PT e aproximação com o grupo de oposição, inclusive a parlamentares do PL de Jair Bolsonaro.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Ciro Gomes entregou sua carta de desfiliação ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi, na última sexta-feira (17), encerrando uma trajetória de quase uma década na legenda, à qual estava filiado desde 2015. A decisão de deixar o PDT está diretamente relacionada à aliança da sigla com o governo petista do Ceará, liderado por Elmano de Freitas. Aliados de Ciro já consideravam insustentável sua permanência no partido diante dessa aproximação do PDT com o PT no Ceará.

Alianças

Não está claro, até o momento, se o grupo de Ciro e Sarto terá aliança com o PL. Roberto Cláudio, aliado próximo de ambos, apoiou e fez campanha aberta a André Fernandes na eleição municipal de 2024, contra o petista Evandro Leitão.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O grupo também poderá estar ligado a Capitão Wagner, do União Brasil, que também manifestou apoio a André Fernandes, aparecendo em palanques junto a Roberto Cláudio – contra quem disputou eleição, em Fortaleza, em 2016.

Lideranças do PL já vieram a público garantir que o partido terá candidato próprio para o Governo do Estado, portanto pondo em dúvida a perspectiva de aliança com Ciro na disputa eleitoral de 2026. As tratativas devem continuar até meados do ano que vem, quando os nomes para a campanha serão definidos pelos partidos políticos.

Leia também | Ciro Gomes diz que não vai se candidatar à Presidência de novo, após 4 derrotas

Fonte: gcmais.com.br