Início » Blog » Feira do Empreendedor e Siará Tech Summit devem atrair 30 mil pessoas ao Centro de Eventos
Ceará

Feira do Empreendedor e Siará Tech Summit devem atrair 30 mil pessoas ao Centro de Eventos

feira-do-empreendedor-e-siara-tech-summit-devem-atrair-30-mil-pessoas-ao-centro-de-eventos
Feira do Empreendedor e Siará Tech Summit devem atrair 30 mil pessoas ao Centro de Eventos

Começaram nesta quarta-feira (8) a Feira do Empreendedor e o Siará Tech Summit 2025, dois dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo do Norte e Nordeste. A programação, que segue até sexta-feira (10), acontece no Centro de Eventos do Ceará e deve atrair cerca de 30 mil pessoas ao longo dos três dias. O público poderá acompanhar palestras, rodas de conversa, arenas temáticas, hackathon, rodada de negócios e de investimentos, reunindo grandes ideias e soluções práticas voltadas para empresas, prefeituras e empreendedores de todo o Brasil.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O evento é promovido pelo Sebrae e tem como foco principal conectar startups com empresas tradicionais. Segundo Herbart Melo, coordenador do Siará Tech Summit, o objetivo é aproximar quem cria soluções de quem precisa delas: “A proposta das duas feiras é fazer com que esses públicos se encontrem. Nós temos no estado do Ceará 670 mil empresas tradicionais e a proposta das duas feiras é fazer com que esses públicos se encontrem. As startups ofereçam suas soluções para as empresas tradicionais e as empresas tradicionais cresçam”.

Exemplo desse potencial vem da startup cearense de Marcel Feitosa, que desenvolveu uma ferramenta com inteligência artificial voltada para microempreendedores e empresas de pequeno porte. A tecnologia é capaz de cruzar informações contábeis e fiscais e identificar casos em que empresas do Simples Nacional pagaram impostos a mais à Receita Federal.

“Pagou o imposto a mais para a Receita Federal, a gente consegue identificar através de uma ferramenta que cruza informações contábeis e fiscais. Identificou, a gente entrega esse diagnóstico gratuito para o empresário. Uma vez ele querendo fazer o trabalho que é o pedido administrativo de restituição, de recebimento desse valor, a gente dá entrada administrativamente para ele. Ele recebe o valor na conta dele via Pix e a gente recebe os nossos honorários só quando ele receber o dinheiro na conta dele”, explicou Marcel.

Além da presença de startups do setor privado, o evento também conta com a participação de desenvolvedores de municípios, como a equipe de Itaitinga. Eles trouxeram soluções que já estão sendo utilizadas na administração pública local. “A gente trouxe hoje dois sistemas internos da Itaitinga, o SIM e o Endemias. O Endemias voltado para o monitoramento de visitas dos agentes endêmicos. Já o SIM é um sistema de agendamento de identidade”, explicou Bruno Ayres, desenvolvedor de sistemas. Ele destacou ainda os impactos positivos da iniciativa: “A gente também observou que tinha um problema de burocracia. Você queria agendar sua identidade, seja de segunda via ou primeira, existia uma fila, existia um tempo de demora e também a possibilidade de você enfrentar tudo isso e não conseguir”.

O evento é também uma oportunidade de crescimento e visibilidade para startups que já estão em operação. Thiago Andrade, sócio de uma plataforma de gestão de escalas de saúde, conta como o evento e o apoio do Sebrae foram fundamentais para a expansão do negócio: “Eventos como esse e locais como o Sebrae, aceleradoras como o Sebrae, são muito importantes na nossa jornada e na jornada de outras startups. Exatamente por não só conectar a gente com o ecossistema, mas também parceiros e buscar ali conectar soluções”. A plataforma desenvolvida por ele já conta com mais de 160 mil usuários em hospitais, clínicas e entre profissionais autônomos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Além de toda a programação voltada para o empreendedorismo e a tecnologia, o Siará Tech Summit inclui ainda uma edição especial do Hackathon, competição de inovação onde participantes precisam desenvolver soluções para problemas reais apresentados por entidades públicas. “Até sexta-feira aqui nós temos rodada de negócios, nós temos um Hackathon, que é um evento que resolve problemas para determinadas situações. No caso deste ano, a APRES, que é a Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará, apresentaram os problemas dos municípios e são esses problemas que vão ser resolvidos. Nós temos palestras também durante os três dias, temos uma rodada de negócio, uma rodada de investimento, que é onde as startups se apresentam, fazem negócios, fazem parceria, vendem seus produtos. Esse é o Ceará Tech Summit 2025”, reforçou Herbart Melo.

O Grupo Cidade de Comunicação também marca presença com uma cobertura multiplataforma direto do Centro de Eventos. Edson Ferreira, diretor-geral do Grupo, destacou o papel da imprensa em conectar ideias e impulsionar o ecossistema de inovação local:

“Estamos presentes aqui fazendo toda essa cobertura de todo esse conteúdo que será gerado e principalmente transformado em ideias. E é isso que faz acontecer e isso que funciona na economia cearense. Então o Grupo Cidade, através dos seus veículos, se faz presente aqui nessas duas feiras sensacionais que o Estado promove”.

Leia também | Caravanas mobilizam mais de 6 mil pessoas rumo à Feira do Empreendedor e ao Siará Tech Summit, em Fortaleza

>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br