No Ceará, mulheres que enfrentam situações de violência doméstica têm encontrado apoio em uma ferramenta simples, acessível e eficaz: o Zap Delas. O canal, criado pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), funciona como uma ponte entre vítimas e uma rede de atendimento acolhedor e humanizado. Desde o lançamento, em 2021, o projeto já realizou quase 4 mil atendimentos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Disponível de segunda a sexta-feira, pelo número (85) 99814-0754, o Zap Delas é mais do que um canal de denúncia. Ele oferece escuta ativa e acolhimento por meio de uma equipe especializada, formada por psicólogas, advogadas e assistentes sociais, preparadas para orientar e encaminhar cada caso com sensibilidade e eficácia.
“Quando elas nos procuram, o que é que eu sempre faço? Doar aquele bom dia. Desejo que você esteja bem, você está se sentindo à vontade para falar do que está acontecendo. E aí, quando eu faço essa pergunta, elas já falam tudo, porque já vêm muito sensibilizadas, muito sofridas pela situação que estão passando”, relatou uma das profissionais da equipe de atendimento.
A iniciativa tem se mostrado essencial no combate à violência de gênero no estado, oferecendo uma alternativa discreta, segura e acolhedora para quem muitas vezes teme buscar ajuda por outros meios. “O Zap Delas é uma forma de conectar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade a uma rede de proteção. Aqui, elas são cuidadas e acolhidas”, destaca Karisia Mara, coordenadora da procuradoria da mulher.
Uma das assistidas pelo projeto, Regina, compartilhou o impacto do atendimento. “Eu estava na delegacia da mulher e lá me disseram que eu procurasse o Zap Delas. Eu nem tinha ouvido falar. Aí eu entrei no zap e realmente fui muito bem acolhida. A gente sente que não está só mesmo, sabe? E é muito gratificante”, comentou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Alece disponibiliza número de whatsapp para denúncias de agressão contra a mulher
Leia também | Procuradoria da Mulher avança no interior e reforça combate à violência no Ceará
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fonte: gcmais.com.br