Início » Blog » Festejos de Santo Antônio terminam em Barbalha com procissão pelas ruas
Ceará

Festejos de Santo Antônio terminam em Barbalha com procissão pelas ruas

festejos-de-santo-antonio-terminam-em-barbalha-com-procissao-pelas-ruas
Festejos de Santo Antônio terminam em Barbalha com procissão pelas ruas

As ruas do município de Barbalha, no interior do Ceará, testemunharam um espetáculo de devoção e fé no último dia dos festejos em honra a Santo Antônio, conhecido como Santo Casamenteiro. A procissão, conduzindo a imagem do padroeiro, percorreu as principais vias da cidade, marcando o término da celebração.

Milhares de devotos participaram, renovando suas esperanças e buscando uma vida guiada pelos ensinamentos cristãos, especialmente os de Santo Antônio.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Embora as celebrações tenham chegado ao fim, o principal símbolo da festa, o pau da bandeira, permanece erguido em frente à igreja matriz. Este mastro, que representa a tradição e a devoção, será mantido até o final do ano, quando será substituído por um novo mastro no próximo mês de junho.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Saiba detalhes sobre os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro

A Igreja católica celebra as festas de Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29) em junho. As festividades são reconhecidas em todas as regiões brasileiras, especialmente no Nordeste.

As festas ganharam destaque após a expansão do cristianismo, de acordo com historiadores. Antes de assumir sua forma cristã, as festividades tiveram origem pagã no hemisfério norte, onde se festejava, em junho, o solstício de verão, para comemorar o início das colheitas.

Depois, elas ganharam novo significado e nova roupagem, tornando-se celebração da festa de São João, chamada de festa joanina (de João) e, posteriormente, junina (de junho). Nelas, Santo Antônio e São Pedro passaram a ser também celebrados.

Leia também |Valor da aposentadoria pode ser menor que um salário mínimo?

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br