Início » Blog » Fortaleza realiza ação de vacinação antirrábica para cães e gatos neste fim de semana
Fortaleza

Fortaleza realiza ação de vacinação antirrábica para cães e gatos neste fim de semana

fortaleza-realiza-acao-de-vacinacao-antirrabica-para-caes-e-gatos-neste-fim-de-semana
Fortaleza realiza ação de vacinação antirrábica para cães e gatos neste fim de semana

A Prefeitura de Fortaleza realiza neste fim de semana uma ação de vacinação antirrábica para cães e gatos, das 13h às 17h. A vacinação, feita por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acontece no Shopping RioMar Kennedy, como parte da Campanha de Vacinação Antirrábica 2025, iniciada no último dia 1º de outubro.

Durante a ação, tutores poderão levar os animais de estimação para receber a dose que protege contra a raiva – uma doença grave e letal, que pode ser transmitida ao ser humano por meio da mordida, arranhão ou lambida de animais infectados.

Campanha Antirrábica 2025

A campanha tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população animal e humana. A vacina é gratuita e indicada para cães e gatos a partir de três meses de idade, saudáveis e que não estejam em período gestacional.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Além da mobilização no shopping, a vacinação segue disponível, durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na Rua Betel, 2890 – Itaperi, de domingo a domingo, das 8h às 17h. E também nas Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ), localizadas nos equipamentos abaixo. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Box de Zoonose no Posto de Saúde Aída Santos (Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzón)
Box de Zoonose no Posto de Saúde João Medeiros (Av. Dom Aloisio Lorscheider, 982 – Vila Velha)
Box de Zoonose no Posto de Saúde Paulo Marcelo (Rua 25 de Março, 607 – Centro)
Box de Zoonose no Posto de Saúde Maciel de Brito (Rua 602, 2 – Conj. Ceará)
Box de Zoonose no Posto de Saúde Messejana (Rua Coronel Dionísio Alencar, 264 – Messejana)
Box de Zoonose Autran Nunes (Av. da Liberdade, 65 – Autran Nunes)
Box de Zoonose Conjunto Ceará (Av. A, s/n – Conjunto Ceará)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Demais ações

Além da mobilização no Shopping RioMar Kennedy, a Prefeitura de Fortaleza também promove, neste sábado (18), pontos de vacinação em diversos bairros da cidade. As equipes fixas estiveram disponíveis das 8h às 12h nas escolas José Valdo Ramos (Rua Pedro Américo, 100, Álvaro Weyne) e Paulo Petrola (Rua Carneiro da Cunha, 415, Jacarecanga), no Cuca Barra do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 6417), e na Rua Professora Raimunda Adélia, 162, no bairro Antônio Bezerra.

Também foram disponibilizados pontos de vacinação em forma de drive-thru, das 8h às 16h, nos seguintes locais: Av. Francisco Sá, 3175 – Carlito Pamplona; Rua Cel. Matos Dourado, 1280 – Dom Lustosa; Av. Gen. Osório de Paiva, 6297 – Canindezinho; e Avenida Pres. Costa e Silva, 2646 – Prefeito José Walter.

Qual a importância de vacinar o cachorro ou gato para a raiva?

Vacinar cães e gatos contra a raiva é fundamental para proteger tanto os animais quanto as pessoas, já que a raiva é uma doença viral fatal que pode ser transmitida dos animais para os humanos por meio de mordidas ou arranhões. A vacina antirrábica estimula o sistema imunológico dos pets a produzirem anticorpos contra o vírus, prevenindo a doença e evitando que o animal se torne um vetor de contágio na comunidade.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A raiva afeta o sistema nervoso central e não possui tratamento eficaz após o aparecimento dos sintomas, o que torna a vacinação a única forma eficaz de prevenção. A imunização costuma começar em cães a partir dos 6 meses e em gatos após a terceira dose da vacina quíntupla, com reforços anuais obrigatórios para garantir a proteção contínua.

Além da proteção individual dos animais, a vacinação é uma importante medida de saúde pública, pois reduz drasticamente os casos de raiva em humanos e controla o avanço da doença. Municípios que realizam campanhas anuais de vacinação conseguem evitar epizootias e surtos que podem causar prejuízos à saúde pública.

Leia também | Primeira Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome reúne mais de seis mil pessoas na orla da Barra do Ceará

Fonte: gcmais.com.br