Início » Blog » Fortaleza realiza mutirão de saúde para detectar doenças cardiovasculares
Fortaleza

Fortaleza realiza mutirão de saúde para detectar doenças cardiovasculares

fortaleza-realiza-mutirao-de-saude-para-detectar-doencas-cardiovasculares
Fortaleza realiza mutirão de saúde para detectar doenças cardiovasculares

A Prefeitura de Fortaleza realiza neste sábado (10), por meio da Secretaria da Saúde, o primeiro mutirão voltado à detecção de doenças cardiovasculares em pessoas entre 20 e 59 anos. O atendimento é agendado previamente.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

As consultas serão realizadas em seis unidades de saúde, com atendimento das 8h30 às 16h30. Cada usuário passará por consultas com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Equipes de Saúde Bucal (ESB) e nutricionista. Também haverá realização de exames.

A iniciativa faz parte do cronograma de ações que serão realizadas a partir de dados extraídos do Programa de Monitoramento da Atenção Primária à Saúde. O Programa consiste em uma plataforma online que utiliza inteligência artificial para transformar dados em soluções via políticas públicas. Segundo a plataforma, 1.458 fortalezenses estão identificados com maior prevalência de risco cardiovascular.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Programa de Monitoramento da Atenção Primária à Saúde

A iniciativa é uma das opções de monitoramento em saúde disponibilizadas pela Secretaria da Saúde de Fortaleza (SMS). Na prática, todas as informações que já são compartilhadas diretamente com o Ministério da Saúde agora também têm transmissão à nova plataforma. Conforme a pasta, a partir dos dados será possível potencializar o cuidado em predição de riscos, prevenção de doenças e promoção da saúde.

Entre as funcionalidades, a plataforma também fornece dados de diversas linhas de cuidado, para subsidiar análises. Em Fortaleza, os principais eixos trabalhados na saúde preventiva são: crianças, idosos, gestantes, pessoas com diabetes, pessoas com hipertensão, pessoas com risco cardiovascular e mulheres.

Leia também | Saiba quem chamar em casos de queda ou poda de árvores em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br