A Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza registrou 249 resgates de banhistas em risco de afogamento entre janeiro e outubro de 2024. Durante esse período, que abrange as férias escolares, a ISA tem atuado para garantir a segurança em diversas praias, incluindo Barra do Ceará, Carapebas, Praia de Iracema e Beira-Mar.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Além dos resgates, a equipe realiza orientações preventivas, instruindo tanto cearenses quanto turistas sobre práticas seguras no mar. Os agentes estão disponíveis em postos fixos que funcionam diariamente das 8h às 17h, do Barra do Ceará ao Mucuripe.
O inspetor Anísio, comandante da ISA, destacou a importância da atenção dos banhistas: “Respeitar as sinalizações e evitar nadar em áreas de correnteza são medidas essenciais. Sempre procure um posto de guarda-vidas antes de entrar no mar para se informar sobre as condições de segurança.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fortaleza registra resgates de banhistas em risco de afogamento
Para garantir a eficácia nas operações, a ISA conta com equipamentos como motos aquáticas, veículos 4×4 e quadriciclos, além de binóculos, flutuadores e coletes salva-vidas, permitindo uma resposta ágil em situações de emergência. Os guarda-vidas recebem formação rigorosa, com 40 horas de treinamento prático em parceria com a Marinha do Brasil, abrangendo manobras de embarcações e primeiros socorros.
Com o aumento do número de banhistas, especialmente na alta temporada, a ISA mobiliza 75 agentes para assegurar um banho de mar seguro nas praias de Fortaleza.
Leia também |Acidentes com caravelas crescem no Ceará com ventos fortes e atendimentos na UPA da Praia do Futuro aumentam 10 vezes
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br