Fortaleza registrou um acumulado de 125 milímetros de chuva em apenas 24 horas, entre as 7h de segunda-feira (26) e as 7h desta terça-feira (27). O volume é o maior observado na Capital em 2026 e o segundo maior já registrado em um único dia do mês de janeiro nos últimos dez anos, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No histórico recente do mês de janeiro, tradicionalmente marcado pelas chuvas de pré-estação, o volume registrado agora fica atrás apenas do dia 15 de janeiro de 2025, quando Fortaleza contabilizou 132 milímetros de precipitação. Antes disso, outros registros expressivos incluem 105 mm em 19 de janeiro de 2019 e 95 mm em 21 de janeiro de 2016.
As informações foram consolidadas no início da tarde desta terça-feira com base nos dados disponibilizados publicamente pela Funceme, por meio do site e do aplicativo Funceme Tempo. O acumulado de 125 mm foi registrado no posto pluviométrico da Maraponga, na Capital cearense.
Maiores registros
Em um recorte histórico mais amplo, a maior chuva já registrada em Fortaleza no mês de janeiro nos últimos 25 anos ocorreu em 29 de janeiro de 2004, quando foram contabilizados 250 milímetros. No Ceará, esse volume é considerado recorde para o mês, ao lado da chuva observada em Sobral, em 21 de janeiro de 2002, que também acumulou 250 mm.
Com o acumulado registrado, Fortaleza apresentou ainda a maior chuva do Estado no intervalo monitorado pela Funceme, que contabilizou precipitações em 145 dos 184 municípios cearenses. Apesar de a chuva ter contribuído para amenizar as altas temperaturas, os impactos foram significativos em diferentes áreas da cidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Como é recorrente em episódios de chuvas intensas, a Capital registrou diversos pontos de alagamento, trânsito lento e transtornos à população. No balanço divulgado pela Defesa Civil de Fortaleza, foram contabilizadas 16 ocorrências pela manhã, a maioria relacionada a alagamentos. Também foram registrados dois desabamentos nos bairros Pirambu e Siqueira.
Uma das ocorrências mais graves foi o desaparecimento de um adolescente de 12 anos, que sumiu enquanto brincava em um canal no trecho da Rua Luminosa, no bairro Granja Portugal, na manhã desta terça-feira. De acordo com informações preliminares, o jovem estava acompanhado de um amigo quando foi levado pela correnteza. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, com apoio de moradores, realizam buscas desde então.
Segundo a Funceme, o Ceará atravessa neste período as chamadas chuvas de pré-estação, que ocorrem entre dezembro e janeiro e se caracterizam por volumes ainda irregulares e de baixa abrangência territorial. Essas precipitações diferem da quadra chuvosa, que se estende de fevereiro a maio e concentra os maiores acumulados do ano, sendo as chuvas de pré-estação consideradas passageiras, de baixa previsibilidade e bastante variáveis de um ano para outro.
Leia também | Veja os bairros de Fortaleza com maiores volumes de chuva, segundo a Defesa Civil
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br











