Início » Blog » Fortaleza sedia encontro em preparação à COP 30, reunião da ONU que ocorrerá em Belém
Fortaleza

Fortaleza sedia encontro em preparação à COP 30, reunião da ONU que ocorrerá em Belém

fortaleza-sedia-encontro-em-preparacao-a-cop-30,-reuniao-da-onu-que-ocorrera-em-belem
Fortaleza sedia encontro em preparação à COP 30, reunião da ONU que ocorrerá em Belém

Fortaleza sediou nesta quarta-feira (10) o evento “Diálogos Rumo à COP 30”, etapa preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro na cidade de Belém, no Pará. O encontro reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de comunidades tradicionais, para discutir o enfrentamento às mudanças climáticas que ameaçam a sustentabilidade ambiental no mundo.

Para o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, João Vicente, os gestores da cidade devem chegar à COP com uma carta de intenções, discutidas no evento desta quarta. Já o secretário-executivo da pasta, Iraguassu Filho, ressaltou que esse é “um momento super importante para que a gente protagonize e Fortaleza se posicione de uma forma diferenciada na COP30.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

No centro das discussões estiveram os oceanos, considerados fundamentais para o equilíbrio do planeta. O cientista chefe da Economia Azul da Funcap, Felipe Matias, destacou a importância do tema: “o mundo é oceano, o planeta deveria até se chamar Planeta Oceano. 75% do planeta Terra é oceano. Então, serve na questão do clima, serve na questão da preservação e serve na questão do uso sustentável.”

Evandro Leitão anuncia medidas durante evento de preparação para a COP 30, em Fortaleza

Durante o evento, o prefeito de Fortaleza Evandro Leitão anunciou a criação de cinco novos parques urbanos: Aracapé, Passaré, Zeza Olho D’água, Paupina e Urubu. Segundo ele, eles serão importantes para tornar Fortaleza uma cidade mais arborizada e “uma cidade onde a gente possa efetivamente estar voltado para a questão da sustentabilidade”.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O prefeito também assinou um memorando de entendimento com a rede global C40, que reúne quase 100 prefeitos de grandes cidades comprometidos em enfrentar a crise climática. “Nós estamos discutindo a operação de crédito para a Fortaleza, a fim de que a gente possa investir em áreas verdes, possa investir em parques, em lagoas, enfim, possa estar investindo na questão da sustentabilidade da nossa capital”, explicou ele.

Segundo Gabriel Tenenbaum, diretor de implementação para a América Latina na C40, a COP será um momento de “vai ou racha”. “A gente vai ter ela sediada aqui no Brasil, então é emblemática a entrada de Fortaleza na rede nesse ano, uma grande oportunidade de trazer essas soluções para o debate e essa liderança política que o prefeito traz hoje com a presença dele aqui, e com o engajamento da população em várias mesas, tão diversas, que representam essa liderança de Fortaleza em vários setores da cidade”, pontua.

Leia também | Cagece: abastecimento de água está em “fase de equilíbrio” em cidades da Região Metropolitana de Fortaleza; entenda

Fonte: gcmais.com.br