Início » Blog » Fundador e CEO da Romazi destacam trajetória de 30 anos e planos de expansão da empresa
Fortaleza

Fundador e CEO da Romazi destacam trajetória de 30 anos e planos de expansão da empresa

fundador-e-ceo-da-romazi-destacam-trajetoria-de-30-anos-e-planos-de-expansao-da-empresa
Fundador e CEO da Romazi destacam trajetória de 30 anos e planos de expansão da empresa

O programa Conexões, apresentado por Ricardo Bezerra na Jovem Pan News Fortaleza, recebeu nesta segunda-feira (18) o fundador da Romazi, Marcos Cunha, e o atual CEO da empresa, Rodrigo Cunha. A entrevista destacou a trajetória da indústria cearense de materiais elétricos, que soma mais de três décadas de atuação e presença em milhares de lares brasileiros.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Marcos Cunha relembrou os primeiros passos no empreendedorismo, ainda no antigo supermercado Roncy. “Tudo começou lá. Passei nove meses no Ronci, trabalhando na parte de cartão de crédito, e resolvi sair para ter meu próprio negócio. Foi aí que surgiu o frango. Eu e minha esposa vendíamos frango abatido e assado”.

Ele também relatou o início da produção de materiais plásticos, que abriu caminho para o crescimento da Romazi. “Meu irmão Jorge, funcionário do Banco do Brasil, recebeu uma maquinazinha injetora e me chamou para tomar conta. Foi aí que tive a ideia de fazer a caixinha 4×2.” A primeira venda marcou o início da expansão. “Fui oferecer para o senhor Raimundo Rocha Regadas, um atacadista, e ele disse que compraria toda a produção.”

Com a diversificação da linha de produtos, a empresa ganhou força no mercado. “A extensão foi que startou. Depois vieram tomadas e interruptores, e aí o negócio realmente estourou.” Marcos também recordou um dos momentos mais desafiadores: a mudança no padrão de tomadas em 2006. “Foi uma tentativa dos grandes de quebrar as pequenas fábricas. Consegui me segurar porque certifiquei os produtos”.

Rodrigo Cunha, que assumiu a liderança da empresa em 2010, contou sobre sua adaptação à indústria. “Eu nunca gostei muito da indústria, achava chato, mas entrei em 2010. Me cobrava três vezes mais do que um funcionário normal porque não queria estar lá só por ser filho do dono. Hoje posso dizer que sou muito realizado”.

Ele também apresentou dados atuais da Romazi. “Hoje fabricamos 684 produtos, sendo 85% do faturamento em tomadas e interruptores. Produzimos 24 milhões de peças por ano, temos 290 funcionários diretos e mais de 60 representantes no Brasil.”

Em relação à concorrência, Rodrigo destacou: “Hoje o maior concorrente é a Tramontina. Mas eu só penso em crescer. Se a gente não mirar alto, não vai chegar em canto nenhum.”

O faturamento da Romazi já ultrapassa R$ 68 milhões por ano e a expectativa é encerrar 2025 acima de R$ 80 milhões. Para Marcos Cunha, a chave do sucesso está na persistência. “Se você acredita, você chega lá. Mas não pode só acreditar, tem que fazer o dever de casa, trabalhar e lutar”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Conexões com Ricardo Bezerra

Além da experiência de décadas como empresário do segmento imobiliário, Ricardo Bezerra carrega no currículo passagens pelos principais veículos de comunicação do Ceará na apresentação e produção de programas de rádio e de televisão.

O programa Conexões com Ricardo Bezerra foi lançado em março de 2022. A atração tem transmissão simultânea pelo canal da rádio Jovem Pan News Fortaleza no YouTube e uma versão com os melhores momentos da entrevista vai ao ar na TV Cidade Fortaleza (canal 8.1), aos domingos.

No rádio: às segundas-feiras, de 15h às 16h, na Jovem Pan News Fortaleza 92.9 FM;

Na TV: aos domingos, de 8h às 9h, na TV Cidade Fortaleza.

Ricardo Bezerra entrevista Rodrigo Cunha, empresário, administrador e CEO da Romazi

Leia também | Ricardo Bezerra relembra trajetória em especial de Dia dos Pais no Conexões: “Eu não nasci vendedor, eu me fiz”

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br