Início » Blog » Gabriella Aguiar renuncia à Alece; Simão Pedro assume vaga e mãe será prefeita de Orós em janeiro
Ceará

Gabriella Aguiar renuncia à Alece; Simão Pedro assume vaga e mãe será prefeita de Orós em janeiro

gabriella-aguiar-renuncia-a-alece;-simao-pedro-assume-vaga-e-mae-sera-prefeita-de-oros-em-janeiro
Gabriella Aguiar renuncia à Alece; Simão Pedro assume vaga e mãe será prefeita de Orós em janeiro

Nesta sexta-feira (27), a vice-prefeita eleita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), renunciou ao seu mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Com sua saída, o primeiro suplente da legenda, Simão Pedro (PSD), foi empossado como deputado estadual, consolidando uma estratégia política que resultará na posse de sua mãe, Tereza Cristina Pequeno (PSB), como prefeita de Orós a partir de 1º de janeiro de 2025.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Simão Pedro e Tereza Cristina formaram uma chapa vencedora nas eleições municipais deste ano, conquistando a Prefeitura de Orós com 58,41% dos votos válidos. Ambos foram diplomados pela Justiça Eleitoral no dia 16 de dezembro, o que os tornou aptos a assumir os cargos no próximo ano. No entanto, em uma manobra articulada, Simão Pedro optou por abrir mão do cargo de prefeito para ocupar uma vaga na Alece, enquanto sua mãe assumirá o comando do município do Centro-Sul cearense pelos próximos quatro anos.

A articulação para a formação da chapa mãe e filho foi planejada considerando o cenário político estadual. A renúncia de Gabriella Aguiar ao cargo na Alece já era prevista no caso de sua vitória na disputa pela vice-prefeitura de Fortaleza ao lado de Evandro Leitão (PT). Assim, Simão Pedro, como suplente, garantiu seu espaço na Assembleia Legislativa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Segundo a legislação eleitoral, é proibido que uma pessoa ocupe simultaneamente um cargo no Executivo e outro proporcional, como no Legislativo. Dessa forma, Simão Pedro renunciou ao diploma de prefeito junto à Câmara Municipal de Orós, possibilitando que Tereza Cristina Pequeno seja oficialmente empossada como prefeita no início do próximo ano.

A posse de Simão Pedro na Alece marca uma reorganização do cenário político do Ceará, enquanto a gestão de Tereza Cristina em Orós será observada como um desdobramento dessa estratégia. O movimento evidencia a importância de articulações políticas e familiares na definição de lideranças regionais.

O grupo político liderado por mãe e filho assume desafios distintos: Simão Pedro representará demandas estaduais no Legislativo, enquanto Tereza Cristina se dedicará à administração de Orós, cidade com mais de 20 mil habitantes, conhecida pela relevância agrícola e pelo Açude Orós, um dos maiores reservatórios do estado.

Leia também | O que o arsênio faz no corpo humano? Substância é encontrada em sangue de sobrevivente e vítima que comeram bolo em Torres

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Fonte: gcmais.com.br