A partir de setembro, o Governo do Estado do Ceará passará a ser responsável pela entrega de itens de higiene e limpeza aos detentos do sistema prisional cearense. A medida, decidida por órgãos de Justiça e administração penitenciária, proíbe que familiares levem itens como aparelhos de barbear, creme dental e papel higiênico aos internos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), o objetivo da iniciativa é aumentar a segurança durante o procedimento de entrada desses materiais nas unidades prisionais. A entrega será realizada quinzenalmente por meio de kits, que serão distribuídos de forma gradual nas unidades do Estado.
A medida foi formalizada em uma audiência realizada em 21 de agosto, com a participação da SAP, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), do Ministério Público do Estado (MPCE), além de representantes do Conselho Penitenciário e da Pastoral Carcerária do Ceará.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Itens que serão fornecidos pelo Governo:
Kit de limpeza:
– Sabão em pó (500g);
– Barra de sabão de coco;
– Água sanitária (1 litro).
Kit de higiene:
– Aparelho de barbear;
– Escova e creme dental;
– Desodorante;
– Sabonetes (líquido e antisséptico);
– Papel higiênico.
As famílias continuarão responsáveis apenas pela entrega de colchões, lençóis e toalhas, que poderão ser levados durante as visitas aos presos. Se houver atraso no fornecimento de algum dos itens por parte do Governo, as famílias poderão retomar temporariamente o abastecimento.
A implementação da medida começará em 14 de setembro nas unidades do Complexo II, Cadeias Públicas, Unidades do Interior, Pacatuba e Caucaia. As restrições chegarão ao Complexo I em 5 de outubro e ao Complexo III em 2 de novembro.
Leia também | Ceará registra queda de 0,4% nas mortes violentas intencionais em agosto de 2024
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br