A Estátua de Nossa Senhora de Fátima que fica no município de Guaramiranga, na Serra de Baturité, passará a fazer parte da Rota do Turismo Religioso do estado do Ceará. A inclusão foi efetivada a partir da aprovação do Projeto de Lei 590/2025, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), proposto pelo deputado estadual Simão Pedro (PSD).
A casa também aprovou outra matéria do parlamentar, o Projeto de Lei 13/2025, que inclui na Rota a Capela de Nossa Senhora de Fátima, as ruínas da Capela de Nossa Senhora do Monte e a Igreja Matriz do Bom Jesus Aparecido, no município de Solonópole.
Atualmente, a Rota do Turismo Religioso cearense é composta por 21 atrativos, lista que tende a crescer a partir das inclusões propostas no Legislativo. A Rota tem o objetivo de promover o desenvolvimento e o fortalecimento de pontos culturais e religiosos do estado.
Guaramiranga: estátua de Nossa Senhora de Fátima entra na Rota do Turismo Religioso do Ceará
Sobre a estátua em Guaramiranga, o deputado lembra que se trata da maior estátua de Nossa Senhora do país, com 21 metros de altura, acrescidos de seis metros de base, totalizando cerca de 4 mil quilos. “Foi esculpida em concreto, com acabamento em fibra, pelo artista Franciner Diniz, sob a idealização do empresário Miguel Dias de Souza, por sua profunda devoção à Santa, tendo este nascido em 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima. Essa obra, mais que um monumento, representa um gesto de fé que se transforma em ação concreta para o desenvolvimento do nosso Estado”, sublinha, no texto apresentado à Assembleia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Já no caso de Solonópole, o deputado destaca que a Capela, inaugurada em 1936, “é um marco histórico de fé e devoção no Ceará” e “está diretamente ligada à identidade religiosa e cultural de Solonópole”. Já a Igreja Matriz do Bom Jesus Aparecido teve construção iniciada em 1813 e concluída em 1821. “Esses locais, com suas memórias sagradas e paisagens deslumbrantes, oferecem uma experiência
sensorial única, especialmente ao entardecer, quando o pôr-do-sol emoldura a vista panorâmica da cidade, destacando a torre da Igreja Matriz de Bom Jesus Aparecido”, ressalta ainda.
Fonte: gcmais.com.br