Na última semana, foi anunciado um avanço significativo no campo da saúde ocular no estado do Ceará. Uma parceria entre o Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), lançou um projeto que objetiva agilizar a captação de córneas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A ampliação da captação vai beneficiar diretamente a população. O novo protocolo consiste na captação de tecidos oculares de doadores que passam pelo SVO, após consentimento familiar. “O serviço social vai fazer esse atendimento inicial com as famílias, vai ver o momento mais propício para estar abordando esses familiares na questão da doação”, afirma Anacélia Gome, diretora-geral do SVO.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
HGF e SVO fecham parceria para captação de córneas
Atualmente, o Ceará não possui lista de espera para transplantes de córneas, resultado direto do esforço conjunto entre o Banco de Olhos e o SVO. “A preservação deste cenário depende da conscientização contínua sobre a importância da doação de órgãos. É preciso deixar claro aos familiares o desejo de ser doador, garantindo que essa decisão possa beneficiar outras pessoas no futuro”, enfatiza Sisley Viana, diretor técnico do Banco de Olhos do HGF.
Campanha Maria Sofia
A campanha “Maria Sofia”, apoiada pelo grupo Cidade de Comunicação, reforça a relevância da doação de órgãos como um ato de amor e solidariedade.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br