Início » Blog » Homem tenta furtar moto em Fortaleza, mas trava no pneu impede; ação foi flagrada em vídeo
Fortaleza

Homem tenta furtar moto em Fortaleza, mas trava no pneu impede; ação foi flagrada em vídeo

homem-tenta-furtar-moto-em-fortaleza,-mas-trava-no-pneu-impede;-acao-foi-flagrada-em-video
Homem tenta furtar moto em Fortaleza, mas trava no pneu impede; ação foi flagrada em vídeo

Um homem suspeito de praticar diversos crimes na região do Parque Manibura, em Fortaleza, foi flagrado por uma câmera de segurança enquanto tentava furtar uma moto na Rua José Leon. As imagens mostram o momento em que ele se aproxima do veículo, coloca um capacete, observa o movimento ao redor e utiliza uma chave para destravar a moto.

Com habilidade, o suspeito consegue liberar a ignição, mas não percebe que o veículo estava com uma trava no pneu. Ao tentar sair, ele se desespera ao constatar que a moto não se move. Nas imagens, é possível vê-lo tentando retirar a chave da ignição antes de fugir correndo. A chave usada na tentativa de furto acabou sendo deixada no local. O homem não foi localizado.

Em áudio, o proprietário da moto relatou à equipe da TV Cidade Fortaleza como descobriu a ação. Segundo ele, a tentativa do furto ocorreu em volta de 7h30: “estávamos em casa, a moto estava estacionada no outro lado da rua, na avenida e aí coincidentemente estávamos saindo na hora, quando um familiar perguntou onde que estava a minha moto. Eu disse que estava estacionada do outro lado, então ele disse que a moto estava sendo furtada. Eu até na hora não acreditei, disse que era mentira, e outro familiar foi lá, olhou pelo portão e realmente viu que era verdade. E aí já imediatamente a gente ficou assustado”, conta ele.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A vítima relata ainda que ele e os familiares começaram a gritar, nesse momento, e que o ladrão se assustou com o barulho e siau correndo. “No caso, ele só não conseguiu realmente fugir, sair na moto, porque a moto estava com a trava, e aí ele não conseguiu dar partida, né? Não conseguiu sair. Mas foi por pouco mesmo. Foi muito coincidência, porque foi bem na hora que a gente estava saindo de casa.”

A polícia segue em busca do suspeito, que também é apontado como sendo responsável por outros furtos registrados na área. As forças de segurança contam com a contribuição da população para localizar e identificar o suspeito.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Na lei

Alguém que tenta furtar uma moto estacionada na rua pode ser enquadrado na lei brasileira como autor de tentativa de furto, conforme previsão do Código Penal. O furto está previsto no artigo 155, que define o crime como subtrair, para si ou para outrem, coisa móvel alheia, sem a utilização de violência ou grave ameaça. Para ser considerada tentativa, o agente deve iniciar a execução do furto, mas ser impedido de concluí-lo por circunstâncias alheias à sua vontade, como a chegada da polícia ou intervenção de terceiros.

Na prática, a tentativa de furto ocorre quando há atos que evidenciam a intenção de subtrair a moto, mas o crime não se consuma. A pena para tentativa de furto é a mesma do furto consumado, que varia de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa, porém com redução da pena de um terço a dois terços, conforme o artigo 14, inciso II, do Código Penal. Essa redução ocorre porque o crime não foi concluído. O juiz pode ainda aplicar atenuantes, como confissão espontânea ou tentativa de reparar o dano, para reduzir a pena.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Leia também | Filho de prefeito vai a júri popular por morte de idoso atropelado em Aurora, no Ceará

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Fonte: gcmais.com.br