O Ceará consolidou a posição de destaque na educação brasileira ao alcançar o melhor desempenho do país no Ensino Fundamental, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O estado obteve a maior nota nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) da rede pública. No Ensino Médio, o Ceará também se destacou, alcançando o terceiro melhor índice do Brasil na avaliação do Ensino Médio tradicional e do Ensino Médio integrado à Educação Profissional.
Os resultados foram apresentados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em evento que contou com a participação de Manuel Palácios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e Carlos Moreno, diretor de Estatística do Inep. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, comemorou os resultados. “Temos muito orgulho desses resultados do estado do Ceará. Agradeço a todos os envolvidos, desde os gestores escolares aos alunos, pelo empenho que nos permite alcançar essa qualidade de ensino”, destacou Elmano.
No recorte municipal do Ideb, o Ceará obteve a nota 6,5 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, igualando-se ao Paraná e superando a média nacional de 6 pontos. Nos anos finais, o estado também ocupou o primeiro lugar, com nota 5,4, empatado com Goiás e Paraná.
O Ideb, criado em 2007, é o principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil, combinando taxas de aprovação escolar com o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O ministro Camilo Santana ressaltou a importância do índice para o aprimoramento das políticas educacionais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Programa aprendizagem na idade certa
O Ceará se destaca no cenário nacional também graças ao Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic Integral), que fortalece a colaboração entre o governo estadual e as redes municipais. O programa oferece suporte pedagógico, material didático, gestão escolar e avaliação para garantir a melhoria da aprendizagem nos primeiros anos da Educação Básica.
Ensino Médio
No Ensino Médio tradicional e integrado à Educação Profissional, o Ceará obteve a nota 4,6, ficando em terceiro lugar no Brasil, junto com Pernambuco. Espírito Santo e Goiás lideram com 4,8, seguidos pelo Paraná, com 4,7. A média nacional foi de 4,1.
O ministro Camilo Santana enfatizou o reconhecimento ao esforço dos estados que buscam expandir a oferta de Ensino Médio integrado à educação profissional e mencionou a proposta do Governo Federal de ampliar as matrículas na educação profissional como contrapartida à redução dos juros de dívidas estaduais.
Atualmente, a rede estadual cearense conta com 512 Escolas em Tempo Integral, atendendo mais de 177 mil alunos em 175 municípios. Isso representa 75% da rede funcionando em jornada ampliada.
Leia também |Eleições 2024: confira as próximas datas e prazos dos pleitos municipais
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br