Início » Blog » Imprudência no trânsito: homem transporta adulto, criança e bode em motocicleta no Ceará
Ceará

Imprudência no trânsito: homem transporta adulto, criança e bode em motocicleta no Ceará

imprudencia-no-transito:-homem-transporta-adulto,-crianca-e-bode-em-motocicleta-no-ceara
Imprudência no trânsito: homem transporta adulto, criança e bode em motocicleta no Ceará

Um flagrante inusitado no trânsito de Fortaleza chamou a atenção da população: um motociclista circulava com uma mulher, uma criança sem capacete e ainda transportava um bode na mesma moto. O vídeo, registrado no bairro João XXIII, mostra que o condutor e a garupeira usavam capacete, mas a criança permanecia em pé, sem qualquer proteção, configurando uma infração gravíssima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A imprudência de motociclistas é frequente nas ruas da capital cearense. Moradores relatam presenciar ultrapassagens perigosas, avanço de sinal vermelho e o transporte de três ou quatro pessoas em uma mesma motocicleta, incluindo crianças. “Muitas vezes, principalmente quando eles andam no corredor, a gente acaba não vendo”, comentou um morador. A equipe de reportagem flagrou, em poucos minutos, quatro motociclistas atravessando um sinal vermelho, evidenciando o risco constante no tráfego da cidade.

Fortaleza conta com cerca de 380 mil motocicletas circulando, segundo dados do Ministério dos Transportes. De acordo com o Atlas da Segurança, seis em cada dez mortes em acidentes de trânsito no Ceará envolvem motociclistas. Entre 2013 e 2023, o número total de mortes no trânsito caiu de 2.362 para 1.394, mas as mortes de motociclistas aumentaram de 757 para 830. “Hoje nós constatamos um aumento considerável do número de mortes e de lesões graves com condutores e passageiros de motocicletas”, explica Jorge Trindade, diretor de Educação para o Trânsito do Detran/CE.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O CTB prevê penalidades específicas para situações como esta. O artigo 235 proíbe conduzir pessoas, cargas ou animais nas partes externas de veículos; o artigo 252 proíbe transportar pessoas ou animais entre braços ou pernas; e o artigo 244 proíbe o transporte de menores de 10 anos em motocicletas, com ou sem capacete. Trindade reforça que a intenção não é punir, mas proteger vidas: “Por isso que há proibição de crianças menores de 10 anos, porque nessas crianças as consequências são mais graves.” A imprudência e a superlotação em motocicletas continuam sendo um desafio de segurança viária no Ceará.

Leia também | O que acontece após o STF manter a prisão preventiva de Bolsonaro?

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br