Início » Blog » Janeiro de 2025 tem queda nas taxas de homicídios em Fortaleza e no interior
Ceará

Janeiro de 2025 tem queda nas taxas de homicídios em Fortaleza e no interior

janeiro-de-2025-tem-queda-nas-taxas-de-homicidios-em-fortaleza-e-no-interior
Janeiro de 2025 tem queda nas taxas de homicídios em Fortaleza e no interior

O Estado do Ceará e sua capital, Fortaleza, registraram uma queda significativa nos índices homicídios, conhecidos como Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) no mês de janeiro de 2025. Segundo dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), a maior cidade do estado apresentou uma redução de 16,5% nos CVLIs, passando de 79 ocorrências em janeiro de 2024 para 66 no mesmo período deste ano. No Estado, a queda foi de 5,3%, com 269 casos registrados em 2025 contra 284 no ano anterior.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança e dos investimentos do Governo do Estado na redução dos crimes. “O empenho dos nossos profissionais tem sido fundamental para alcançarmos esses resultados e tornar o Ceará um estado mais tranquilo e pacífico”, afirmou.

Ele ressaltou ainda os desafios da segurança pública em todo o país e a dedicação das forças de segurança cearenses para combater a violência e promover maior segurança à população.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Janeiro de 2025 tem queda nas taxas de homicídios em Fortaleza e no interior

A tendência de queda nos índices de criminalidade também foi observada no Interior Sul do Estado, onde os CVLIs tiveram uma redução de 17,2%, passando de 64 casos em janeiro de 2024 para 53 no mesmo período deste ano. Na Região Metropolitana, a queda foi de 1,5%, com 64 crimes letais registrados no primeiro mês de 2025 contra 65 no ano anterior.

Desde julho de 2024, o Governo do Ceará intensificou os investimentos na segurança pública, o que contribuiu diretamente para a redução dos índices criminais. Em novembro, foram entregues 3.527 novos equipamentos e licenças que permitirão ao estado contar com a maior rede integrada de radiocomunicação das forças de segurança do Brasil. Além disso, em 2024, 1.623 novos policiais militares foram convocados, reforçando o efetivo e garantindo melhores condições de trabalho para os agentes de segurança.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Escutando as demandas dos servidores das Forças de Segurança do Ceará lotados na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), o novo coordenador, coronel RR da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Marcos Costa, participou de um encontro, nesta quarta-feira (5), na sede da instituição. A agenda contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; e do secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas, Sérgio Pereira.

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, agradeceu o trabalho do antigo coordenador e destacou a importância da Coordenadoria para a manutenção da redução dos indicadores criminais. “Os senhores são uma tropa especializada, um grupo de elite. Muitas vezes, na rotina, vocês podem até não se dar conta, mas estamos sempre observando, buscando dar dignidade e assistência para melhorar, cada vez mais, o ambiente de trabalho”, destacou o gestor, que falou sobre a mudança no comando da Coordenadoria. “Aproveito aqui para agradecer publicamente ao coordenador anterior da Ciopaer, o coronel-aviador da Força Aérea Brasileira, Darley Oliveira, pela contribuição dada a nós. Ele achou melhor encerrar o ciclo e procuramos uma pessoa com experiência para essa missão. Assim, assume o coronel Marcos Costa, que já passou por essa Coordenadoria anteriormente”, destacou.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

 

Fonte: gcmais.com.br