Início » Blog » José Guimarães fala sobre indiciamento de Bolsonaro e outros envolvidos em tentativa de golpe
Ceará

José Guimarães fala sobre indiciamento de Bolsonaro e outros envolvidos em tentativa de golpe

jose-guimaraes-fala-sobre-indiciamento-de-bolsonaro-e-outros-envolvidos-em-tentativa-de-golpe
José Guimarães fala sobre indiciamento de Bolsonaro e outros envolvidos em tentativa de golpe

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, falou sobre o indiciamento de Bolsonaro e outros envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. Ele classificou os atos golpistas como uma das ações mais audaciosas contra o Estado democrático de direito na história do Brasil. Em uma publicação nas redes sociais, José Guimarães enfatizou que os envolvidos no ataque planejaram não apenas a subversão da ordem democrática, mas também o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, de um ministro da Suprema Corte e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“A nossa democracia, reconquistada com a luta do nosso povo, que custou vidas, muitos brasileiros presos, desaparecidos e mortos nos porões de tortura, é o mais valioso bem do nosso país”, afirmou Guimarães. Ele reforçou que os atos criminosos cometidos por aqueles que “se julgam acima da lei” não podem ser tolerados.

José Guimarães fala sobre indiciamento de Bolsonaro

O deputado destacou o indiciamento de 37 envolvidos nos atos golpistas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, apontado como mentor do plano fracassado. Para Guimarães, essa etapa representa o compromisso das instituições em responsabilizar os culpados e proteger o Estado de Direito. “Temos uma Constituição, leis e instituições sólidas, capazes de proteger a sociedade brasileira da tirania e de defender nossa democracia”, disse.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ele também elogiou a unidade demonstrada pelas principais lideranças do país logo após os ataques, mencionando a reunião entre o presidente Lula, os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, respectivamente, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, e os governadores dos 27 estados. Segundo Guimarães, essa união simboliza que “não há mais lugar para golpes de Estado no Brasil”.

Conforme o parlamentar, o momento agora é de garantir que a justiça seja aplicada de forma rigorosa contra os responsáveis pelos atos golpistas. “Investigados, indiciados, é chegada a hora da justiça! Que todos sejam punidos”, declarou, encerrando seu discurso com um enérgico “Golpe nunca mais!”.

Leia também | Ex-presidente Jair Bolsonaro é indiciado pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado; veja lista

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br