O jovem Dalton Luis Melo Filho, internado em estado grave com câncer no Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza, precisa com urgência de voluntários dispostos a fazer doação de sangue. Doadores com sangue tipo AB negativo, A negativo e B negativo são bem-vindos para doar.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A mobilização para doadores faz um chamado para que os interessados a ajudar busquem o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A sede do Hemoce fica localizada na Avenida José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo, com ainda outros postos distribuídos em partes da cidade.
Mobilização do Hemoce
O Centro de Hematologia fez campanha de doação de sangue durante o Carnaval. Segundo a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, a instituição já ultrapassou 200 doações no período da ação, número inferior ao registrado no ano anterior, quando foram contabilizadas mais de 300 bolsas. Ela reforçou os critérios necessários para doar sangue.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Para a doação, é preciso estar saudável, alimentado, portar um documento oficial com foto, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. A gente só lembra que os jovens de 16 e 17 anos devem apresentar o termo de consentimento padrão que nós disponibilizamos em todas as nossas unidades”, explicou.
Nágela Lima detalhou ainda o processo pelo qual o candidato passa antes da coleta. “Todo candidato à doação, ao chegar em qualquer uma de nossas unidades, ele vai passar por todo um processo que antecede a doação propriamente dita. Ao chegar, ele vai passar pela recepção, onde nós iremos fazer o seu cadastro. O segundo passo é a pré-triagem, verificação de pressão, temperatura e exame de hemoglobina. E o terceiro passo é a triagem clínica, onde a gente vai avaliar se você está apto ou não a doar com toda a segurança. Se tiver tudo ok, você já vai para a sala da coleta”, afirmou.
Ela ressaltou que o procedimento é rápido. “O procedimento é simples, rápido e seguro. Não dura mais do que 40 minutos todo esse processo. A doação, propriamente dita, é em torno de 10 a 15 minutos no máximo. Então, esse tempinho que você doar, você vai ajudar a transformar a vida de muitos pacientes”, completou.
Como ajudar Dalton Luis, paciente com câncer que precisa de doação de sangue
Os interessados em ajudar Dalton Luis Melo Filho devem comparecer a uma unidade do Hemoce e informar que a doação será destinada ao paciente, que está no leito 500 do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza.
A sede do Hemoce fica na Avenida José Bastos, 3390, bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. É necessário apresentar documento oficial com foto e atender aos critérios de peso e idade. São recebidas pessoas com os tipos sanguíneos AB negativo, A negativo e B negativo.
Critérios para doação de sangue
- Ter entre 16 e 69 anos de idade; menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis, e maiores de 60 anos só se já doaram antes.
- Pesar no mínimo 50 kg (alguns centros exigem 51 kg ou limite máximo de 140 kg).
- Estar em boas condições de saúde, bem alimentado, descansado (mínimo 6 horas de sono) e sem jejum.
- Apresentar documento oficial original com foto (RG, CNH, etc.).
- Não ter consumido álcool nas últimas 12 horas nem vacinas recentes como gripe (48 horas).
- Intervalo desde última doação: 60 dias para homens, 90 dias para mulheres.
- Não estar grávida, amamentando ou ter feito tatuagem/piercing há menos de 6 meses.
- Evitar doação logo após refeições pesadas (esperar 3 horas).
Leia também | Novo Centro de Hemodiálise amplia atendimento gratuito na Santa Casa de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br











