A Escola Porto Iracema das Artes está com inscrições abertas para a 14ª edição dos Laboratórios de Criação, no estado do Ceará. As inscrições seguem abertas até 2 de março, por meio do site da instituição.
Os Laboratórios de Criação são voltados a artistas com trajetória profissional e propõem o desenvolvimento de projetos ao longo de um percurso formativo de sete meses. As atividades incluem tutorias, oficinas, palestras e aulas abertas. A iniciativa contempla as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. As inscrições seguem abertas até 2 de março, por meio do site da instituição.
Nesta edição, os Laboratórios passam a adotar regulamentos redigidos em linguagem simples, com o objetivo de tornar o processo de inscrição e seleção mais compreensível. A mudança busca facilitar o entendimento dos critérios, etapas e procedimentos do edital, especialmente para pessoas que participam de seleções públicas pela primeira vez. Outra alteração anunciada é o reajuste de 30% no valor da ajuda de custo destinada aos projetos selecionados. A partir de 2026, o benefício mensal passa a ser de R$ 1.300,00 por artista.
A edição de 2026 também inclui uma parceria internacional no âmbito do Laboratório Cena 15 – Cinema. Por meio de um acordo de cooperação entre o Instituto Dragão do Mar e a Agência Nacional das Indústrias Criativas e Culturais de Angola (ANICC), um projeto angolano de longa-metragem de ficção será selecionado para participar do percurso formativo junto a projetos brasileiros.
A Escola Porto Iracema das Artes é integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Laboratórios de Criação
Entre 2013 e 2025, os Laboratórios de Criação selecionaram 316 projetos, envolvendo 744 artistas. No período, foram realizadas 320 oficinas, totalizando 47.198 horas de atividades formativas. O programa também registra a participação de artistas de diferentes regiões do Ceará.
Artistas e grupos que participaram dos programas da Porto Iracema das Artes incluem Geane Albuquerque, o grupo musical O Cheiro do Queijo, Rosa Primo, Pedra Silva, Luiza Nobel, Allan Deberton, Déo Cardoso, Yuri Yamamoto, além dos grupos de teatro Cassacos e Bagaceira.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Projetos desenvolvidos no âmbito do Laboratório Cena 15 – Cinema também tiveram circulação em festivais nacionais e internacionais. Entre eles, os curtas-metragens Feito Pipa e Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha, que integraram a programação do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale).
Foto: Micaela Menezes
No campo das artes cênicas, o grupo Cassacos, egresso dos Laboratórios, teve projeto indicado ao Prêmio Shell, enquanto o espetáculo A Força da Água, também vinculado aos processos formativos da escola, foi vencedor do Prêmio Shell.
Durante a experiência formativa, os projetos são acompanhados por tutores com trajetórias consolidadas em suas linguagens artísticas. Nomes como Russo Passapusso, DJCIA, Jota Mombaça, Ellen Oléria, Karina Buhr, Puma Camillê, Panmela Castro, Murilo Hauser, Rubens Velloso, Mahmundi, Anelis Assumpção, Arto Lindsay, Marcelo Evelin e Márcio Abreu já partilharam conhecimentos e vivências com artistas selecionados em edições anteriores. A escolha dos tutores ocorre a partir das especificidades de cada projeto.
“A 14ª edição do Programa de Laboratórios de Criação reafirma a maturidade de um projeto que, desde sua origem, apostou radicalmente no conceito de processo como eixo formativo. Ao longo desses anos, construímos uma experiência que respeita profundamente o gesto criador do artista, valorizando a pesquisa, a escuta e o tempo da criação”, destaca Bete Jaguaribe, diretora de Formação e Criação do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Escola Porto Iracema das Artes.
O processo seletivo reserva 50% das vagas para artistas do interior do Ceará e assegura cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, transgêneros e pessoas com deficiência.
Inscrições
Para participar dos laboratórios de criação do Porto iracema das Artes, é necessário ter 21 anos ou mais e experiência comprovada na área escolhida. O processo seletivo será dividido em três etapas: Análise de Documentos, Avaliação Técnica e Avaliação Final (com entrevistas e audições, no caso da Música). Todas as fases ocorrerão de forma virtual, facilitando o acesso de candidatos e candidatas de todas as regiões do Ceará.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Serviço
14ª edição dos Laboratórios de Criação – Porto Iracema das Artes
Inscrições: até 2 de março
Áreas: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro
Plataforma de inscrição: Site da Porto Iracema das Artes
Realização: Escola Porto Iracema das Artes — Secult Ceará / Instituto Dragão do Mar
Confira os regulamentos completos e inscreva-se
Dança
Confira regulamento completo do Laboratório de Dança
Música
Confira regulamento completo do Laboratório de Música
Teatro
Confira regulamento completo do Laboratório de Teatro
Artes Visuais
Confira regulamento completo do Laboratório de Artes Visuais
Cinema
Confira regulamento completo de Laboratório Cena 15 Cinema
Série de Ficção
Confira regulamento completo Laboratório Cena 15 Série de Ficção
Dúvidas relacionadas às inscrições serão sanadas no horário comercial, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do e-mail ti.portoiracema@idm.org.br, durante o período de inscrição.
Em caso de dúvidas sobre os regulamentos de cada Laboratório, a pessoa interessada deve entrar em contato com as respectivas coordenações nos seguintes e-mails:
– Laboratório de Artes Visuais: labartesvisuais.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório CENA 15 – Cinema e Série de Ficção: cena15.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Dança: labdanca.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Música: labmusica.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Teatro: labteatro.portoiracema@idm.org.br
Porto Iracema das Artes
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Desde sua criação, em 2013, vem transformando vidas por meio do ensino gratuito de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, consolidando o Ceará como um dos principais polos de formação artística e cultural do Brasil.
Leia também | Carnaval 2026 em Guaramiranga: confira a programação do Festival Jazz & Blues
Fonte: gcmais.com.br











