Início » Blog » Mãe denuncia negligência após filho autista sair sozinho de escola particular em Fortaleza
Ceará

Mãe denuncia negligência após filho autista sair sozinho de escola particular em Fortaleza

mae-denuncia-negligencia-apos-filho-autista-sair-sozinho-de-escola-particular-em-fortaleza
Mãe denuncia negligência após filho autista sair sozinho de escola particular em Fortaleza

Uma criança de 7 anos, com autismo e não verbal, deixou na última sexta-feira (17) as dependências de uma escola particular, localizada no bairro Centro, em Fortaleza, sem que funcionários percebessem. O caso gerou grande comoção e preocupação, já que o menino percorreu cerca de três quarteirões da unidade escolar antes de ser localizado em segurança por pessoas da comunidade. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) investiga o episódio sob a tipificação de abandono de incapaz.

A mãe da criança, Nayanne Laryce, relatou momentos de desespero e indignação. Ela afirmou: “Eu só tenho a agradecer a Deus, que o José Salomão está em casa, está nos meus braços”, e detalhou a saída do filho: “José Saulo saiu da escola hoje por volta de 5, 5h10 da tarde… todo mundo sabe quem pega meu filho na escola. E meus filhos simplesmente saíram e ninguém viu.” Nayanne destacou ainda que seu filho, sendo não verbal, poderia ter sofrido riscos graves: “O Zé Saulo é nível 3 de suporte. O Zé Saulo é não verbal… passou entre os carros. E só Deus, o anjo da guarda da vida do meu filho, ele segurou na mão dele e foi.”

Segundo a mãe, os funcionários de plantão, incluindo a professora e o porteiro, buscaram a criança, mas a coordenação e direção da escola teriam atribuído a culpa a terceiros, sem comunicar os responsáveis de imediato. Ela desabafou: “É mais fácil passar a culpa a terceiros do que assumir… Hoje a escola Aquarela vai conhecer uma mãe de verdade.” Nayanne reforçou que o filho foi localizado em segurança graças à intervenção de pessoas da comunidade: “Mais de nada. Nada, nada, nada. Não foi diretor, não foi ninguém. Os itens do meu filho não estavam na escola esperando quando eu localizasse eu achar e pegar.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Câmeras registraram criança sozinha na rua

Câmeras de circuito de segurança da região registraram a criança caminhando sozinha por calçadas e fazendo travessias por avenidas em meio aos carros, correndo risco de atropelamento. Em um dos vídeos é possível ver o menino atravessando uma rua na frente de um carro que se aproximava. Ele se aproxima de moradores que estavam em uma calçada, parece tentar conversar, mas logo segue pela calçada e continua o trajeto. Em outro vídeo, a mãe aparece correndo desesperada na tentativa de alcançar o filho. Outras pessoas aparecem nas imagens tentando ajudar.

A Escola Aquarela, em nota oficial, informou que ao constatar a ausência do aluno, medidas imediatas de busca foram acionadas, e a criança foi localizada em poucos minutos nas proximidades da unidade escolar. A instituição afirmou que tem mantido diálogo e acolhimento com a família, além de registrar Boletim de Ocorrência para formalizar os fatos.

A direção também detalhou as medidas preventivas adotadas após o episódio, incluindo ampliação do controle de entrada e saída de alunos, reciclagem e capacitação de colaboradores da portaria, aumento da equipe de apoio operacional e revisão dos fluxos de supervisão nos horários de maior movimento. A escola reforçou seu compromisso com a segurança, bem-estar e cuidado dos alunos, pilares que norteiam sua atuação há mais de dez anos.

A Polícia Civil do Ceará, por meio da Delegacia de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes, está investigando as circunstâncias do caso e apura se houve abandono de incapaz. A corporação ressaltou que todos os procedimentos legais estão sendo seguidos para esclarecer o ocorrido e responsabilizar os envolvidos, caso seja necessário.

A mãe ressaltou que, apesar do susto, o filho está bem, sem ferimentos, e não compreendeu a gravidade do episódio: “Quando encontrei meu filho, ele só sorriu. Não entendia o que estava acontecendo. Para ele, nada aconteceu. Mas para a gente que sentiu, fica a dor, né? Mas ele tá bem.” Nayanne também agradeceu à comunidade que ajudou a localizar a criança e destacou a importância de Deus em proteger seu filho.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Nota da Escola Aquarela na íntegra:

A Escola Aquarela manifesta profundo respeito ao nosso aluno de sete anos e à sua família pelo episódio ocorrido na última sexta-feira, 17 de outubro de 2025, quando, no horário da saída, o estudante atípico, deixou as dependências da escola unidade 2. Assim que a ausência foi constatada, a equipe gestora foi acionada e iniciou, de forma imediata, as medidas de busca e verificação. Em poucos minutos, o aluno foi localizado em segurança nas proximidades da unidade escolar.

Desde o ocorrido, a escola tem mantido postura de transparência, diálogo e acolhimento, colocando-se integralmente à disposição da família para prestar todo o apoio e esclarecimentos necessários. Um Boletim de Ocorrência foi registrado com o objetivo exclusivo de formalizar e esclarecer os fatos.

Reconhecendo a gravidade do episódio, a Escola Aquarela adotou medidas imediatas de reforço na segurança e nos protocolos internos, incluindo: Ampliação do controle de entrada e saída de alunos e responsáveis; Reciclagem e capacitação dos colaboradores envolvidos no processo de portaria e vigilância; Aumento da equipe de apoio operacional; Revisão dos fluxos de comunicação interna e de supervisão nos horários de maior movimento.

A Escola Aquarela reafirma seu compromisso inegociável com a segurança, o cuidado e o bem-estar de seus alunos, pilares que norteiam a missão da instituição ao longo dos seus mais de dez anos de história. Permanecemos à disposição dos pais dos nossos alunos, da comunidade escolar e da sociedade para todos os esclarecimentos necessários, certos de que o diálogo e a responsabilidade conjunta entre escola e famílias são fundamentais para mantermos um ambiente seguro, acolhedor e de confiança.

Nota da Polícia Civil:
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) informa que apura as circunstâncias de uma ocorrência de abandono de incapaz, que teria ocorrido em 17 de outubro de 2025, no bairro Centro, Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. A Delegacia de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes é a unidade da PCCE responsável pela investigação.

Leia também | Polícia prende oito suspeitos de aplicar golpe do falso advogado no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br