Início » Blog » Mais de 2,3 mil armas são apreendidas no Ceará entre janeiro e abril deste ano
Ceará

Mais de 2,3 mil armas são apreendidas no Ceará entre janeiro e abril deste ano

mais-de-2,3-mil-armas-sao-apreendidas-no-ceara-entre-janeiro-e-abril-deste-ano
Mais de 2,3 mil armas são apreendidas no Ceará entre janeiro e abril deste ano

O Ceará encerrou o primeiro quadrimestre de 2025 com um aumento de 6,2% no número de armas de fogo apreendidas em todo o estado, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), 2.338 armamentos foram retirados de circulação entre janeiro e abril deste ano — 137 a mais que no mesmo período de 2024, quando foram apreendidas 2.201 armas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em média, quase 20 armas de fogo foram apreendidas diariamente pelas Forças de Segurança do Estado, que atuam tanto de forma ostensiva quanto investigativa. A divulgação dos dados foi feita pelo governador Elmano de Freitas na última quarta-feira (14), durante evento de apresentação dos resultados do primeiro ciclo do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

Região Metropolitana lidera em número de armas apreendidas

Entre as regiões do estado, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foi a que mais se destacou. As Áreas Integradas de Segurança (AIS) 11, 12, 13, 23, 24 e 25 — que compõem a RMF — registraram um aumento de 12,4% nas apreensões. Foram 490 armas recolhidas nos primeiros quatro meses de 2025, contra 436 no mesmo período do ano passado.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Na capital, Fortaleza, 520 armas de fogo foram apreendidas no primeiro quadrimestre deste ano, consolidando-se como o município com o maior volume de apreensões.

No Interior Norte, o crescimento foi de 8,1%, com 732 armas apreendidas em 2025, frente a 677 no ano anterior. Já no Interior Sul, o aumento foi de 6,2%, com 596 armamentos recolhidos entre janeiro e abril deste ano, contra 561 no mesmo período de 2024.

Além do aumento nas apreensões de armas, o Estado também registrou redução nos principais indicadores de violência. Os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, caíram 18,3%. Já os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), como assaltos e roubos, apresentaram uma redução ainda mais expressiva: 26,8%.

A Supesp destaca que os dados positivos são resultado da integração entre as diferentes forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense, aliadas a estratégias de inteligência e metas mensuráveis, estabelecidas dentro do programa de Metas Integradas de Segurança Pública.

O governador Elmano de Freitas enfatizou a importância da continuidade das ações integradas para garantir maior segurança à população cearense. “O aumento das apreensões de armas e a queda nos índices de criminalidade mostram que estamos no caminho certo, com trabalho conjunto e estratégias bem definidas”, afirmou.

Leia também | De Fortaleza ao Vale do Silício: história de empreendedor inspira participantes do Equity Tour

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

 

Fonte: gcmais.com.br