Início » Blog » Mais de 760 mil brasileiros disputam 3 mil vagas no “Enem dos Concursos”
Ceará

Mais de 760 mil brasileiros disputam 3 mil vagas no “Enem dos Concursos”

mais-de-760-mil-brasileiros-disputam-3-mil-vagas-no-“enem-dos-concursos”
Mais de 760 mil brasileiros disputam 3 mil vagas no “Enem dos Concursos”

O sonho da estabilidade no serviço público mobiliza milhares de brasileiros. Nesta segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”, 761 mil candidatos vão disputar 3.652 vagas em 32 órgãos federais. As oportunidades são para níveis médio (3.144 vagas) e superior (508 vagas), organizadas em nove blocos temáticos. No Ceará, mais de 27,6 mil pessoas se inscreveram, de olho na tão sonhada aprovação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A concurseira Nayara Kessya, que estuda desde 2021, acredita que desta vez está mais preparada para conquistar sua vaga.

“É uma rotina muito intensa, uma rotina muito puxada. Já faz um tempo que eu venho estudando e eu acredito que vai chegar o momento que eu vou conseguir alcançar a minha tão sonhada aprovação”, afirma. Ela faz parte do grupo de candidatos que mantém uma rotina de estudos rígida e disciplinada, essencial para acompanhar o ritmo exigido por um certame de tamanha concorrência.

Já o concurseiro Samuel Marques divide seu tempo entre trabalho, faculdade e uma rotina intensa de preparação com cursinho especializado.

“É difícil, é cansativo, né? Mas a gente, quando tem um propósito, a gente quer sempre alcançar. Começo ali oito horas e entro na madrugada para conseguir, se Deus quiser, o objetivo”, relata. Ele foca nos conteúdos específicos do bloco escolhido e nas disciplinas de conhecimentos gerais, estratégia considerada fundamental por mentores e especialistas.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Juliana Castelo Branco, mentora para concursos, explica as particularidades do CPNU e orienta os candidatos sobre como organizar os estudos.

“O concurso público nacional unificado é um pouco diferente dos outros concursos comuns, porque ele abrange aí concursos, cargos de órgãos federais de todo o Brasil e pessoas de todo o Brasil podem participar sem estar precisando se deslocar para outro estado. […] Eu aconselho que o aluno estude ali. Uma disciplina de cada, uma de conhecimentos específicos, uma do bloco temático, dos conhecimentos gerais, a outra do bloco temático, duas por dia. E ele tem uma constância de estudos até o dia da prova, com leitura, com anotações, fazendo revisões, fazendo simulados simultaneamente também, para aprender como é que a banca gosta de cobrar.”

Enquanto a data da prova não chega, milhares seguem firmes, confiantes de que cada página lida pode ser o passo rumo à desejada vaga no setor público.

Leia também | Motociclistas criavam perfis falsos para elevar preços de corridas no Ceará, aponta Polícia

>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br