O Ministério da Saúde inicia, no próximo dia 18 de janeiro, a vacinação contra a dengue com o imunizante de dose única Butantan DV. O município de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, é um dos três escolhidos pelo Governo Federal para iniciar a campanha, que pretende atingir entre 40% e 50% da população das cidades selecionadas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Segundo o ministro Alexandre Padilha, a imunização será feita inicialmente nos profissionais de saúde da atenção primária e, gradualmente, será expandida para a população em faixas etárias decrescentes, começando por pessoas de 59 anos e chegando até os jovens de 15 anos. O objetivo é vacinar de forma ordenada, priorizando a proteção daqueles mais vulneráveis e avaliando o impacto da vacinação em cada grupo.
Por que Maranguape?
Maranguape foi escolhida pelo Ministério da Saúde por dois motivos principais: a qualidade do trabalho da Vigilância de Saúde do Ceará, com forte integração com pesquisadores, e a baixa circulação da dengue tipo 3 na cidade. Segundo Padilha, isso permite avaliar de forma eficiente a proteção oferecida pela nova vacina em um cenário com circulação limitada do vírus.
“O Ceará teve uma redução de casos e não houve grande circulação da dengue tipo 3. Uma das grandes vantagens da nova vacina do Butantan é que pode proteger contra os quatro tipos. Queremos avaliar em que medida a proteção mais rápida numa cidade como Maranguape pode gerar imunidade”, afirmou o ministro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Impacto esperado
De acordo com o gestor, os estudos com o Butantan DV indicam que, ao alcançar 50% da população vacinada, haverá um impacto significativo no controle da dengue, contribuindo para reduzir surtos e hospitalizações. A campanha em Maranguape servirá como piloto para avaliar a eficácia da vacinação em dose única no combate à doença.
Produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, a vacina é a primeira do mundo contra a dengue em dose única, trazendo expectativa de proteção rápida e ampla para a população. O Ministério da Saúde pretende, a partir da experiência em Maranguape, expandir a imunização para outros municípios, fortalecendo a prevenção da doença em todo o país.
Leia também | Avanço do mar atinge Praia de Lagoinha, em Paraipaba, no litoral oeste do Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br











