Início » Blog » Missa em Fortaleza celebra 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, criada pela CNBB
Ceará

Missa em Fortaleza celebra 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, criada pela CNBB

missa-em-fortaleza-celebra-20-anos-da-pastoral-da-pessoa-idosa,-criada-pela-cnbb
Missa em Fortaleza celebra 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, criada pela CNBB

A Pastoral da Pessoa Idosa celebrou neste domingo (19) duas décadas de atuação, com uma missa em ação de graças realizada na Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. O movimento, criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como missão promover a dignidade e os direitos da população com 60 anos ou mais, por meio de visitas domiciliares e ações comunitárias.

Durante a celebração, o clima foi de alegria e gratidão. Integrantes da pastoral, líderes e fiéis participaram do momento – entre os presentes estava a pensionista Bianca Pereira, de 71 anos, que resumiu o espírito da comemoração. “Vou fazer 71 anos com tudo em cima, eu tenho certeza, viu? Alegria, eu participo do grupo dos bombeiros, entendeu? E eu acho assim, tudo que vier pra idosa, eu tô dentro”, disse ela.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Há dez anos como líder comunitária, Erisma Vieira, de 75 anos, destacou a importância das visitas que a pastoral realiza junto aos idosos. “Eu me senti muito bem a visitar meus idosos, chegar, eles passarem o que eles queriam, conversar com eles. E eles ficam felizes. Quando a gente faz aquela visita, eles já estão esperando. Faz de mês em mês a gente faz a visita.”

As ações da Pastoral envolvem não apenas o suporte afetivo, mas também iniciativas educativas, estímulo à participação em conselhos de direitos do idoso, articulação de campanhas de conscientização e parcerias com entidades de defesa do idoso, estimulando o respeito à dignidade, cidadania e protagonismo das pessoas idosas. O trabalho conta com apoio da Arquidiocese de Fortaleza, que divulga e estimula regularmente essas ações em suas paróquias.​

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O pároco Padre Francisco do Carmo, responsável pela Paróquia de São Francisco de Assis, presidiu a missa e lembrou a origem e o propósito da iniciativa: “A CNBB é muito feliz nessa iniciativa de articular em todo o Brasil a Pastoral da Pessoa Idosa. E tendo como referência a doutora Zilda Arns, que deu a sua vida por esta causa. Não só da pessoa idosa, mas também da Pastoral da Criança.”

A coordenadora nacional da pastoral, Sandra Michellim, ressaltou o papel transformador do trabalho desenvolvido pelos voluntários e a relevância da celebração para fortalecer a missão.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“Temos muita coisa para comemorar. A visita domiciliar que cada líder faz para a pessoa idosa levando dignidade, prevenção, orientação. Então, a gente precisa, com certeza, comemorar os 20 anos aqui da Pastoral, na Arquidiocese. Esse evento vem mostrar o empenho, a dedicação de cada líder e a presença da Coordenação Nacional é para isso, motivar, fortalecer, para que o líder, ao fazer a visita domiciliar, se sinta fortalecido, motivado, alegre. Porque a pessoa idosa precisa disso, de carinho, de afeto. E nós fazemos o papel da igreja, a igreja em saída, como pediu o Papa Francisco”, diz Sandra.

Com 20 anos de história, a Pastoral da Pessoa Idosa segue atuando, na cidade – segundo os participantes, com a missão de continuar promovendo o respeito, o amor e a dignidade dessa população.

Leia também | Boato sobre chá milagroso leva fiéis a arrancarem ladrilhos de estátua de São Francisco em Canindé

Fonte: gcmais.com.br