Moradores da vila de Jericoacoara registraram o momento em que um objeto não identificado atravessa o céu sobre a região, com um clarão que surpreendeu os transeuntes. Os registros foram feitos na noite desta segunda-feira (27).
Os registros das câmeras mostram um objeto luminoso se deslocando, após um clarão no céu. Não há, até o momento, informações oficiais sobre a natureza do objeto – se seria um satélite, algum tipo de aeronave ou corpo celeste.
O GCMAIS entrou em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) questionando se há registro de algo que explique o fenômeno observado pelos moradores. Quando houver resposta, o texto será atualizado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O que pode ser um objeto voador não identificado?
Um objeto voador não identificado (OVNI), também conhecido como UFO (sigla em inglês para “unidentified flying object”) ou fenômeno anômalo não identificado (UAP), é qualquer objeto ou luz vista no céu (ou às vezes em terra ou no mar) que não pode ser identificado pelos observadores com os meios disponíveis a eles no momento da observação. A maioria dos relatos de OVNIs, ao serem investigados, acabam sendo explicados por fenômenos naturais ou mundanos, como satélites, drones, balões, ou eventos meteorológicos. Entretanto, em cerca de 25% a 30% dos casos, não é encontrada uma explicação plausível.
Importante destacar que, apesar do uso popular do termo para supostos sinais de presenças extraterrestres, não há evidência científica que comprove a origem alienígena dos OVNIs. A definição técnica inclui qualquer estímulo no céu considerado suficientemente enigmático que o observador reporte a autoridades, seja polícia, imprensa ou instituições científicas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
No Brasil, há um registro oficial de ocorrências de OVNIs, que não necessariamente correspondem a naves extraterrestres, mas a objetos aéreos não identificados no momento da observação. A NASA e outras agências espaciais adotaram o termo UAP para se referir a esses fenômenos, focando em investigações científicas.
Cometa 3I/ATLAS
Internautas chegam a especular se a situação tem relação com o cometa interestelar 3I/Atlas, cuja órbita passa pelas proximidades da Terra. A passagem do cometa ativou protocolos de alerta planetário da NASA – ainda que não represente risco à vida no planeta.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O cometa interestelar 3I/ATLAS, descoberto em 1º de julho de 2025 pelo sistema ATLAS no Chile, é um objeto que vem de fora do Sistema Solar, sendo o terceiro objeto interestelar confirmado após 1I/ʻOumuamua e 2I/Borisov. Ele apresenta uma órbita hiperbólica, viajando a uma velocidade muito alta relativa ao Sol, aproximadamente 58 km/s, o que indica que não está gravemente ligado ao Sol e está apenas passando pelo Sistema Solar.
O 3I/ATLAS é um cometa ativo com núcleo sólido e gelado, envolto por uma coma – uma nuvem de gás e poeira gelada que escapa do núcleo devido ao aquecimento solar. Seu núcleo tem estimativas de tamanho variando entre 320 metros e 5,6 km, com o diâmetro mais provável menor que 1 km. Ele emite principalmente dióxido de carbono, em uma concentração incomum, cerca de oito vezes maior que a quantidade de água, o que é muito além do esperado para cometas comuns do Sistema Solar.
Leia também | MPF investiga desmatamento em área perto do Aeroporto de Fortaleza; empresa, Fraport e Semace se defendem
Fonte: gcmais.com.br












