Moradores do município de Poranga, no interior do Ceará, registraram a ocorrência de uma chuva de granizo na cidade, nesta quinta-feira (5). Imagens que circulam nas redes mostram pequenas pedras de gelo, em meio à chuva, nas ruas do município.
Segundo o monitoramento diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Funceme), foram registrados 56 milímetros de chuva entre quinta (5) e sexta-feira (6) no município de Poranga.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O que é chuva de granizo?
Chuva de granizo é uma precipitação atmosférica na forma de pedras de gelo que caem do céu durante tempestades. Ela ocorre principalmente em nuvens cumulonimbus, onde fortes correntes de ar ascendentes congelam gotas d’água.
O granizo se forma em nuvens altas com temperaturas abaixo de zero, onde gotículas de água sobem, congelam ao colidir com partículas de gelo e crescem em camadas até ficarem pesadas o suficiente para cair. Essas nuvens podem atingir até 16 km de altura, com diâmetro das pedras variando de 5 mm a mais de 20 cm em casos extremos.
As pedras de granizo são geralmente esféricas ou irregulares, transparentes ou translúcidas, e são chamadas também de saraiva. Elas se diferenciam da neve por cairem em áreas quentes, sem acumular no solo como camada branca.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
É comum em regiões equatoriais e subtropicais, como o Brasil, associada a temporais intensos, e pode causar danos a plantações, veículos e infraestruturas.
Anteriores
Outros municípios do Ceará já tiveram registros de chuva de granizo. Moradores do município de Coreaú, no Ceará, registraram em 2023 uma chuva de granizo que atingiu algumas regiões da cidade. Populares registraram o fenômeno por meio de vídeos nas redes sociais. Além do granizo, as fortes chuvas também causaram alagamentos e causaram a queda de árvores em Coreaú. Vídeos publicados nas redes sociais mostram pequenas pedras de gelo caindo durante a precipitação. “Chovendo pedra de gelo em Coreaú, aqui em casa está cheio”, relatou um morador.
Em Tianguá, na mesma época, uma chuva de granizo surpreendeu estudantes da escola Miguel Carneiro da Cunha, localizada no Sitio Cajuaçu, na zona rural do município. De acordo com uma das professoras da instituição, os alunos e professores que estavam no corredor da escola ficaram encantados e um pouco amedrontados com o fenômeno, pois além da chuva também havia uma ventania muito forte. Apesar do susto, ela informou que o fenômeno não causou estragos na escola.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em Ubajara, no mesmo ano, vídeos divulgados nas redes sociais mostraram pequenas pedras de gelo caindo em uma área descampada. Ainda que tenham sido apenas fragmentos, os moradores da região afirmaram que houve chuva forte acompanhada de raios, trovões e uma forte ventania.
Em outras partes do país, esse tipo de ocorrência pode ser perigoso. No último ano, uma forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo causou estragos em várias regiões da capital e na região metropolitana. O fenômeno gerou uma série de incidentes, desde quedas de árvores até desabamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Um taxista morreu após o carro dele ser atingido por uma árvore que caiu na região central da cidade. No total, mais de 173 mil endereços ficaram sem energia.
Leia também | Alemanha x Dinamarca na Eurocopa é paralisado por relâmpagos e chuva de granizo em Dortmund
Fonte: gcmais.com.br











