Uma mulher de 31 anos foi presa pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) por ameaçar e extorquir a própria mãe – segundo informado, ela estava se passando por um membro de facção criminosa para expulsá-la de casa. A captura aconteceu nesta segunda-feira (24), no município de Sobral, no interior do estado.
Equipes de policiais civis receberam informações que uma mulher de 50 anos e um homem de 20 – mãe e filho, respectivamente – teriam recebido mensagens de um grupo criminoso, ordenando que eles saíssem da residência onde moram.
Após realizarem investigações e diligências, os agentes da Polícia Civil concluíram que as mensagens haviam sido enviadas pela filha da mulher ameaçada (e irmã do jovem, que também recebeu as mensagens). Ela já tinha uma medida protetiva que proibia o contato com a mãe.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A suspeita, com isso, foi levada para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, unidade da PCCE, onde foi autuada por ameaça, extorsão, descumprir ordem judicial e violência doméstica e familiar contra a mulher.
Expulsões
Relatos de moradores no Ceará denunciam uma onda crescente de expulsões de casas comandadas por facções criminosas, que buscam controlar territórios para o tráfico de drogas e outras atividades ilegais. Um relatório da Polícia Civil do Ceará, abrangendo o período de janeiro de 2024 a setembro de 2025, revelou que 219 famílias foram expulsas de seus lares no estado, muitas vezes de um dia para o outro, sob ameaça direta e obrigadas a deixar para trás pertences e documentos essenciais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A maioria dos casos ocorreu na capital Fortaleza, que registrou 143 expulsões em 52 bairros, mas várias cidades do interior, como Maranguape, Maracanaú, Caucaia e Sobral, também foram afetadas.
Prisões em Sobral
Neste fim de semana, uma ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar do Ceará resultou, na manhã do sábado (22), na captura de três homens na localidade de Malhadinha, na zona rural de Sobral. Entre os detidos está um suspeito de 23 anos apontado como integrante de um grupo criminoso e investigado por 16 homicídios na região Norte do estado. Além das prisões, a ofensiva também apreendeu armas de fogo, grande quantidade de munições, drogas e materiais ligados ao tráfico.
A operação teve início após a identificação de que o jovem de 23 anos, alvo de cinco mandados de prisão preventiva, estaria escondido armado em uma área de mata. Ao perceberem a presença policial, ele e outros dois homens — de 28 e 41 anos — teriam disparado contra as equipes, que revidaram. O trio acabou capturado em flagrante com o apoio dos cães do CPCães.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3677-4291, da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Leia também | Confronto com a polícia deixa dois integrantes de facção mortos em Sobral, no Ceará
Fonte: gcmais.com.br












