Após mais de duas décadas funcionando no bairro Luciano Cavalcante, a Câmara de Fortaleza terá uma nova sede no Centro da Capital. O equipamento legislativo será instalado no prédio onde funcionava o antigo Mucuripe Club, em área próxima ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (21), durante o evento “Nossa Casa é de Todos”, realizado no Passeio Público.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Leo Couto (PSB), a transferência representa uma mudança definitiva da nova sede da Câmara, que passará a ocupar um imóvel histórico da região central. Segundo ele, a licitação para a execução das obras deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano. A previsão é de que a construção seja concluída em até três anos.
A apresentação do projeto contou com a presença do prefeito Evandro Leitão (PT) e do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Conforme a maquete divulgada, a nova sede da Câmara contará com estacionamento integrado à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Além disso, galpões históricos localizados no entorno do prédio do antigo Mucuripe Club devem ser adaptados para abrigar museus e outros equipamentos culturais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A mudança da Câmara de Fortaleza para o Centro integra uma estratégia de revitalização urbana da área histórica da cidade. A expectativa é de aumento da circulação de pessoas, considerando que o funcionamento do Legislativo municipal mobiliza diariamente mais de mil pessoas, entre vereadores, servidores e visitantes.
Foto: Divulgação/CMFor
A gestão da Casa instalou, em 2025, uma comissão responsável por estudar a viabilidade da transferência da sede, tanto para atender às demandas por novos espaços físicos quanto para contribuir com o processo de reocupação do Centro. A proposta de levar a nova sede da Câmara para a região central, no entanto, não é recente. Estudos semelhantes já haviam sido realizados em gestões anteriores, incluindo a possibilidade de instalação no antigo Lord Hotel, projeto que não avançou.
Leia também | Pré-carnaval de Fortaleza: veja a programação do terceiro fim de semana
Além da transferência da Câmara de Fortaleza, o projeto prevê a implantação de novos equipamentos municipais no entorno do antigo Mucuripe Club, como um complexo de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro de Educação Infantil (CEI) e um Espaço Girassol, destinado ao atendimento de crianças e jovens neurodivergentes.
Foto: Divulgação/CMFor
Historicamente, a Câmara de Fortaleza já ocupou diversos endereços, antes de 1971, a Câmara estava instalada no Centro da cidade, na Rua Barão do Rio Branco, esquina com a Rua Dr. José Moreira, próximo à Santa Casa de Misericórdia. Em março de 1971, a Câmara foi transferida para um prédio na Rua Antonele Bezerra, nº 280, no bairro Meireles, onde permaneceu por cerca de 33 anos. Em 2004, a sede mudou-se para o atual endereço, na Rua Dr. Thompson Bulcão, nº 830, no bairro Patriolino Ribeiro (também chamado Luciano Cavalcante), onde a Câmara funciona até hoje.
O anúncio da nova sede da Câmara ocorreu durante a primeira edição de 2026 do projeto “Nossa Casa é de Todos”, iniciativa que busca aproximar o Legislativo da população por meio da oferta de serviços públicos gratuitos e atividades culturais. A programação incluiu apresentações artísticas e atendimentos nas áreas de saúde e cidadania, com previsão de expansão do projeto para todas as regionais de Fortaleza ao longo do ano.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br











