Em um evento realizado nesta segunda-feira (27), o Governo Federal anunciou o avanço das obras da primeira fase do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará, que teve início em setembro de 2024. A solenidade também foi marcada pela assinatura de um convênio entre o Governo do Estado do Ceará e o Ministério da Educação (MEC), garantindo o repasse de R$ 104 milhões para a continuação das obras. O campus, que será instalado no bairro Aerolândia, em Fortaleza, ampliará as oportunidades de formação de engenheiros no estado e contribuirá para o desenvolvimento tecnológico do Brasil.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, representante do ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que a primeira fase das obras, que inclui a construção dos blocos de alojamentos e das instalações para os cursos de Engenharia, está adiantada em dois a três meses em relação ao cronograma. Segundo ele, o objetivo é que o campus esteja completamente equipado até o final de 2026 para receber alunos e professores com toda a infraestrutura necessária.
“Estamos vendo o cronograma sendo cumprido, e com isso, ao final de 2026, teremos o campus pronto para oferecer uma educação de excelência”, declarou Damasceno, destacando ainda que, no próximo dia 29, será realizada uma reunião com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, sobre o concurso público para professores do ITA.
O evento também contou com a presença de autoridades importantes, como o ministro da Educação, Camilo Santana, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, além de outras lideranças políticas. Durante a solenidade, Camilo Santana enfatizou o investimento de R$ 104 milhões para a reforma das instalações existentes na Base Aérea de Fortaleza, onde o campus será sediado. A reforma incluirá melhorias nas infraestruturas elétrica, hidráulica e de telhados, bem como a urbanização do entorno, tudo dentro dos padrões de excelência do ITA.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A segunda etapa das obras do campus do ITA no Ceará inclui a recuperação de cobertas, reformas no prédio administrativo-acadêmico, hotel de trânsito, rancho, grupo de saúde, bloco de apoio e diversas obras de infraestrutura, como redes elétricas, hidrossanitárias, pavimentação e drenagem. Esses investimentos visam garantir que o campus esteja plenamente preparado para oferecer ensino de qualidade e atender a demanda crescente por profissionais altamente capacitados nas áreas de Engenharia.
O campus do ITA no Ceará é uma conquista significativa para a educação superior no estado. Em 2024, o ITA abriu seu primeiro vestibular para o campus cearense, com 180 vagas disponíveis. Desse total, 73 vagas foram preenchidas por cearenses, o que representa 40% das vagas oferecidas, índice que se repete anualmente. Em 2025, o ITA Ceará ampliará ainda mais suas ofertas, com 50 novas vagas para os cursos de Engenharia de Energias Renováveis (25 vagas) e Engenharia de Sistemas (25 vagas). Essas vagas darão início ao uso do novo campus em 2027, após dois anos de estudos em São José dos Campos (SP), onde os alunos começam o curso fundamental.
O ITA oferece um dos mais prestigiados programas de graduação em Engenharia do Brasil, com cursos nas áreas de Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Sistemas e Energia. Além disso, o ITA oferece gratuitamente aos seus alunos ensino, alimentação e uma formação sólida, com um currículo que abrange tanto a parte básica de Engenharia nos dois primeiros anos quanto os cursos profissionais, especializados nas três últimas etapas.
Durante a cerimônia, Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ressaltou a importância do ITA Ceará como uma “grande obra nacionalista-desenvolvimentista”. Para ela, o campus representa um manifesto tecnológico e político em favor de um povo inteligente, resiliente e que acredita na educação como base para o progresso do país.
Leia também |Cinco linhas de ônibus em Fortaleza têm rotas alteradas devido a buracos na Parangaba
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br