Início » Blog » Oficial da Marinha é condenado a 80 anos de prisão por matar casal cearense, pais do ex-namorado, no RJ
Fortaleza

Oficial da Marinha é condenado a 80 anos de prisão por matar casal cearense, pais do ex-namorado, no RJ

oficial-da-marinha-e-condenado-a-80-anos-de-prisao-por-matar-casal-cearense,-pais-do-ex-namorado,-no-rj
Oficial da Marinha é condenado a 80 anos de prisão por matar casal cearense, pais do ex-namorado, no RJ

O Conselho de Sentença do 3º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou a 80 anos de reclusão, em regime fechado, o capitão de fragata da Marinha Cristiano da Silva Lacerda, acusado de assassinar a facadas o casal de idosos Geraldo Pereira Coelho e Osélia da Silva Coelho, de 73 e 72 anos, respectivamente. Geraldo e Osélia moravam em Fortaleza (CE) e tinham vindo ao Rio para visitar o filho. Eles voltariam para casa na terça‑feira seguinte.

As vítimas eram pais do ex-namorado do oficial, o professor Felipe da Silva Coelho. O crime ocorreu no dia 24 de junho de 2022, no bairro do Jardim Botânico.

Na sentença, o réu também foi condenado ao pagamento de R$ 200 mil, a título de danos morais, para cada filho, considerando a existência de duas vítimas, a gravidade em concreto da conduta, a necessidade de prevenção de novos comportamentos, a repressão do mal causado e, principalmente, a reeducação do agente. Além disso, foi decretada a perda do cargo de Cristiano na Marinha do Brasil.

A presidente do júri, juíza Tula Corrêa de Mello, disse na sentença que a gravidade do crime é acentuada pelo fato de o autor ser militar capitão de fragata, alto cargo dentro da Marinha. “Por ser servidor público das Forças Armadas, o acusado deveria utilizar seus ensinamentos militares em prol da sociedade, e não contra iguais, tirando a vida de dois idosos a facadas.”

“Não se pode comparar a reprovabilidade de um crime contra a vida praticado por um popular com um praticado por quem se espera justamente a defesa da honra e da lealdade. Tal conduta deslegitima toda a estrutura da carreira”, concluiu a magistrada.

Oficial não aceitava o fim do relacionamento

De acordo com as investigações, Cristiano matou os idosos por uma crise de ciúmes do então namorado, Felipe da Silva Coelho. O casal estava em processo de separação, mas ainda morava no mesmo apartamento.

O oficial da Marinha não aceitava o fim do relacionamento. Na noite do crime, Felipe havia saído com amigos. Inconformado, o militar atacou os pais do companheiro a facadas e, em seguida, ligou para Felipe dizendo que os idosos estariam passando mal. Ao chegar ao apartamento, Felipe encontrou os pais mortos e Cristiano desacordado, na sala da casa.

A cronologia do crime

Ao longo do julgamento, a acusação apresentou uma linha do tempo detalhada com base nas mensagens e acessos registrados no celular de Cristiano. Os horários foram usados para reforçar a tese de premeditação e lucidez do acusado.

22h24 – Cristiano paga a conta e sai do bar
22h38 – Envia áudio a um amigo “demonstrando total lucidez”
22h41 – Conecta-se ao Wi-Fi do apartamento
22h53 – Mensagem a Felipe: “Nego, sua mãe tá passando mal”
22h54 – Felipe liga 12 vezes; nenhuma atendida
22h57 – Liga duas vezes para a mãe; sem resposta
23h14 – Cristiano volta a ligar: “sua mãe ta passando mal, vai continuar com seus amigos ricos?”
23h24 – Felipe envia: “a caminho”
23h33 – Felipe chega ao prédio e a PM é acionada

O que diz a defesa do acusado

A defesa de Cristiano da Silva Lacerda anunciou que irá recorrer da decisão judicial que o condenou, argumentando que um laudo psiquiátrico atestou sua inimputabilidade ao apontar que o crime ocorreu durante um surto psicótico desencadeado pela ingestão de grande quantidade de psicotrópicos com álcool, em tentativa de suicídio. Os advogados afirmam que houve violações ao contraditório e à ampla defesa, como a omissão do estado de embriaguez plena na denúncia e a impossibilidade de autodefesa devido à amnésia relacionada a um transtorno psíquico diagnosticado desde 2009. A equipe jurídica também criticou o uso de imagens das vítimas durante todo o julgamento.

Leia também | Perfis de Lula e políticos de esquerda somem das buscas do Instagram; entenda

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br