Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) terminou com oito aves silvestres resgatadas e dois homens autuados por crime ambiental, no bairro Granja Portugal, em Fortaleza. A ocorrência se deu na manhã do último domingo (11), conforme divulgou a PMCE nesta quarta-feira (14).
Conforme informado, uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) realizava o patrulhamento na região, quando avistou os pássaros em gaiolas no quintal de uma casa. Com isso, dois homens, que seriam proprietários das aves, foram conduzidos para a Delegacia do 32° Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).
Os pássaros, incluindo quatro pássaros bigodeiros, um azulão, um papa arroz e dois pássaros campinas, foram levados para a ONG BiodiverSe, onde passarão por cuidados veterinários, durante um período de triagem, antes de serem devolvidos à natureza.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O que diz a lei?
A pena para quem cria, comercializa ou mantém em cativeiro animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a autorização obtida, é de detenção de seis meses a um ano e multa.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181, onde é possível enviar mensagens de texto, áudios, vídeos e fotografias. Também há a opção do serviço “e-denúncia”, disponível no site https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
Para denúncias relacionadas a crimes ambientais na Capital, a população pode entrar em contato diretamente com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) pelo WhatsApp (85) 98439-9110, podendo enviar fotos e vídeos. O sigilo e o anonimato são garantidos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Dicas de prevenção de busca e resgate de animais:
Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos;
Contate o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ou o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros;
Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas, o que pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes;
Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes;
Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para onde ligar em casos de resgates de animais?
As Forças de Segurança do Ceará estão preparadas para resgatar animais, sejam eles domésticos ou silvestres. Os contatos para acionamento de socorro são os seguintes:
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
Telefone: 193
Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE)
Telefones: (85) 3101.3545 / 3101.3577
Leia também | Criminoso invade comércio, rende vítimas e dispara duas vezes durante assalto em Fortaleza
Fonte: gcmais.com.br











