A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (24), a Operação Aracê III, cumprindo 15 mandados de busca e apreensão em quatro municípios do Ceará – Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Pindoretama – para combater o tráfico de aves silvestres. A ação mobilizou 70 policiais federais e contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Ceará.
No decorrer da investigação foram identificadas diversas transações ligadas ao comércio ilícito de aves. Segundo a PF, a ação desta terça, além de reunir provas para a conclusão do inquérito policial, busca interromper os crimes ambientais em andamento, de modo a “proteger a fauna brasileira da exploração predatória”.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
“A repressão ao comércio ilegal de animais é fundamental para preservar a biodiversidade e evitar o impacto devastador que o tráfico de espécies pode causar aos ecossistemas”, pontua ainda a Polícia.
Os crimes investigados incluem maus tratos, tráfico internacional e interestadual de animais silvestres, associação criminosa e receptação (Código Penal), além de outros previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) e a lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98).
O nome da operação, “Aracê”, vem do tupi-guarani, significando “aurora” ou “o canto matinal dos pássaros”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Homem tem tronco perfurado por estaca após levar choque em poste e cair sobre cerca em Maranguape
Operação Aracê III: PF cumpre 15 mandados para combater tráfico de aves silvestres no Ceará
Fonte: gcmais.com.br