Início » Blog » Operação da PF investiga falsificação de atestados médicos para obter benefícios do INSS em Fortaleza
Fortaleza

Operação da PF investiga falsificação de atestados médicos para obter benefícios do INSS em Fortaleza

operacao-da-pf-investiga-falsificacao-de-atestados-medicos-para-obter-beneficios-do-inss-em-fortaleza
Operação da PF investiga falsificação de atestados médicos para obter benefícios do INSS em Fortaleza

A Polícia Federal (PF) deflagrou em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (5), a Operação Amparo Espúrio, que investiga um esquema criminoso de falsificação de atestados médicos para obtenção de benefícios assistenciais. São cumpridos, nesta terça, dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 32ª Vara Federal – Seção Judiciária de Fortaleza.

Conforme a investigação, um advogado teria falsificado os documentos, que eram então apresentados pelos clientes dele, em perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para obter benefícios de Amparo Social à Pessoa Portadora de Deficiência Física. Há evidências de uma longa lista de atestados falsos, com falsificação da assinatura de um cardiologista, fato que chegou a ser confirmado pelo médico durante a instrução do inquérito policial. Os atestados diagnosticavam transtornos do espectro do autismo, tratados pelas especialidades médicas da neurologia e da psiquiatria.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Conforme a Polícia Federal, as condutas dos investigados, em tese, podem configurar o cometimento dos crimes previstos nos artigos 171, § 3º (estelionato previdenciário), 298 (falsificação de documento particular), e 304 (uso de documento falso), todos do Código Penal Brasileiro, entre outros delitos. As penas, somadas, podem chegar a 17 anos de prisão.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Operação da PF investiga falsificação de atestados médicos para obter benefícios em Fortaleza

A operação da PF é executada em atuação conjunta com o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária (Nuinp/CE), da Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), vinculada à Secretaria Executiva do Ministério da Previdência Social (MPS). O inquérito policial relativo ao caso parte de denúncia registrada junto ao Nuinp.

O nome da operação, Amparo Espúrio, diz respeito à espécie de benefício assistencial buscado pelos fraudadores. As investigações continuam, com a análise do material apreendido, para identificar os demais envolvidos nos crimes.

Leia também | Integrantes de facção são denunciados pelo MP por morte de advogado criminalista em Fortaleza

Fonte: gcmais.com.br