Início » Blog » Operação da PF prende dois suspeitos de planejar morte de auditor da Receita Federal no Ceará
Ceará

Operação da PF prende dois suspeitos de planejar morte de auditor da Receita Federal no Ceará

operacao-da-pf-prende-dois-suspeitos-de-planejar-morte-de-auditor-da-receita-federal-no-ceara
Operação da PF prende dois suspeitos de planejar morte de auditor da Receita Federal no Ceará

Duas pessoas foram presas em uma operação da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (1º), suspeitas de ameaçar e planejar a morte de um auditor da Receita Federal no Ceará. Os investigados fariam parte de uma organização criminosa envolvida em fraudes no comércio exterior.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Além da ameaça à vida do servidor, a dupla é acusada de acessar dados sigilosos de sistemas, criar um site falso para disseminar informações inverídicas e realizar denúncias caluniosas com o objetivo de atacar a instituição e seus agentes. Um terceiro investigado segue foragido.

Em outubro de 2024, a Receita Federal identificou a criação de um site que imitava um portal jornalístico para divulgar notícias falsas envolvendo servidores da 3ª Região Fiscal, que abrange os estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza e Maracanaú, no Ceará, e em São Paulo e Santos, no estado de São Paulo. Os suspeitos de planejar o assassinato do auditor devem responder por denunciação caluniosa qualificada, ameaça, perseguição qualificada, falsidade material de documento particular, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A investigação apontou ainda que empresas ligadas aos envolvidos praticavam fraudes em operações de importação, utilizando firmas de fachada para movimentações comerciais com destino a São Paulo. Elas não comprovaram a origem dos recursos, nem os pagamentos aos exportadores estrangeiros, e apresentaram documentos falsificados. Como resultado, foram autuadas em mais de R$ 10 milhões.

As apurações continuam para identificar outros possíveis participantes do esquema.

Leia também | Pista do Aeroporto de Fortaleza suspende pousos temporariamente por presença de pipas

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br