A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE), durante a execução da Operação Zéfiro, prenderam um trio criminoso, dois homens e uma mulher, que estariam atuando comandando uma facção criminosa atuante no estado. Eles foram presos nos municípios de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e Russas, no interior do Ceará.
Os agentes cumpriam ordens judiciais, na ocasião. Os três, conforme as investigações, são chefe do grupo criminoso, um homem apontado como braço direito dele e a companheira dele. Eles foram colocados à disposição da Justiça.
Conforme os investigadores, a mulher, de 29 anos, é quem comandava as ordens do companheiro, de 32 anos, enquanto ele estava preso em uma unidade de segurança máxima do sistema carcerário.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ela havia sido presa anteriormente, em decorrência de um crime de homicídio, em 30 de novembro de 2023, devido a uma disputa entre grupos criminosos rivais. Durante a prisão, o celular dela foi apreendido e a extração dos dados revelou a participação dela no grupo criminoso.
Diante das novas informações, a 1ª Delegacia Seccional de Caucaia solicitou a expedição dos mandados de prisão contra a mulher, o companheiro dela e um segundo homem, de 33 anos, apontado como o executor de homicídios da facção. A ordem judicial foi autorizada pelo Poder Judiciário.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A mulher foi capturada em Russas e o segundo homem foi preso no bairro Potira, em Caucaia. Já o companheiro da mulher, que já estava no sistema prisional, teve cumprido contra ele o mandado judicial, de modo que a pena do indivíduo deve ser ampliada.
Além do homicídio doloso, a mulher também respondia por tráfico de drogas. O companheiro dela, de 32 anos, já tinha passagens por homicídio doloso, tráfico de drogas, três passagens por porte irregular de arma de fogo, três por roubo à pessoa, extorsão e receptação. Por último, o homem apontado como o responsável por cometer as execuções do grupo criminoso já respondia por dois crimes de porte irregular de arma de fogo e dois por crime contra a fé pública.
Prisões anteriores
Na última semana, a Polícia Civil realizou, em duas ações distintas, a prisão de dois homens investigados por participação em crimes de expulsão e extorsão de moradores na cidade de Caucaia. As operações ocorreram na quinta-feira (27), no bairro Júlio Maria, e na sexta-feira (28), no bairro José Walter, em Fortaleza. Durante as abordagens, foram apreendidos drogas, munições, aparelhos celulares, além de outros materiais que podem auxiliar nas investigações.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O primeiro suspeito, de 42 anos, possuía antecedentes criminais por homicídio, lesão corporal em contexto de violência doméstica, injúria e ameaça. Contra ele havia um mandado de busca e apreensão relacionado a crimes de deslocamento forçado em bairros da Região Metropolitana de Fortaleza. O segundo investigado, de 21 anos, é suspeito de integrar organização criminosa e extorquir moradores de Caucaia, enviando mensagens e realizando chamadas exigindo pagamentos em dinheiro.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
Leia também | Homem é agredido por populares após ser apontado como autor de furtos no Centro de Caucaia
Fonte: gcmais.com.br











