Início » Blog » Operação Quebra-Mar: 16 membros de facção são presos no Ceará, na Paraíba e em São Paulo
Ceará

Operação Quebra-Mar: 16 membros de facção são presos no Ceará, na Paraíba e em São Paulo

operacao-quebra-mar:-16-membros-de-faccao-sao-presos-no-ceara,-na-paraiba-e-em-sao-paulo
Operação Quebra-Mar: 16 membros de facção são presos no Ceará, na Paraíba e em São Paulo

Foi deflagrada nesta terça-feira (25) a Operação Quebra-Mar, realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que prendeu 16 membros de uma facção criminosa de origem carioca. As ações são coordenadas pela Delegacia de Narcóticos (Denarc), do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil.

No total, até o momento, foram cumpridos 21 mandados de prisão, sendo 16 contra pessoas que estavam em liberdade e outros 5 contra criminosos que já estavam recolhidos em unidades prisionais. As ações acontecem em três estados: Ceará, Paraíba e São Paulo. No Ceará, os policiais atuaram em Fortaleza; em Canoa Quebrada, no município de Aracati; em Limoeiro do Norte; e em Russas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A Operação Quebra-Mar, da Polícia Civil cearense, faz parte de uma ofensiva nacional, intitulada Operação Narke, da 3ª Ofensiva da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim). Mais informações sobre a operação serão repassadas ao longo desta terça-feira.

Operação Sórdida Pecúnia

Em outra operação da Polícia Civil cearense, deflagrada na última semana, a Operação Sórdida Pecúnia, policiais bloquearam R$ 36 milhões em contas bancárias, mirando membros de uma facção criminosa. Além disso, foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, no município de Maracanaú e no estado do Rio de Janeiro.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As ações tinham como objetivo desarticular e asfixiar financeiramente uma facção de origem carioca, que atua diretamente no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Segundo informado, os policiais ainda apreenderam aparelhos celulares e carros de luxo. Com os endereços alvo das investigações e com os mandados de busca e apreensão em mãos, equipes da Delegacia de Caucaia saíram em campo e cumpriram as decisões judiciais contra os indivíduos investigados.

Operação Escudo Aéreo

Também na última semana, no Ceará, a Operação Escudo Aéreo atuou para combater o uso criminoso de drones para levar aparelhos celulares, drogas e outros materiais para presídios do estado do Ceará. A Operação foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) no Ceará, que engloba diversos órgãos do aparato de segurança no estado.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Conforme informado, foram cumpridos quatro mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa da Justiça Estadual. A investigação apura a atuação de um grupo criminoso responsável pelo uso de veículos aéreos não tripulados (drones) para facilitar a comunicação de membros de facções com pessoas de fora das unidades prisionais. Isso acabava permitindo a articulação e até o ordenamento de crimes cometidos fora do sistema prisional.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Leia também | Filho de prefeito vai a júri popular por morte de idoso atropelado em Aurora, no Ceará

Fonte: gcmais.com.br