Início » Blog » Pista do Aeroporto de Fortaleza suspende pousos temporariamente por presença de pipas
Fortaleza

Pista do Aeroporto de Fortaleza suspende pousos temporariamente por presença de pipas

pista-do-aeroporto-de-fortaleza-suspende-pousos-temporariamente-por-presenca-de-pipas
Pista do Aeroporto de Fortaleza suspende pousos temporariamente por presença de pipas

A pista do Aeroporto de Fortaleza suspendeu temporariamente os pousos de aviões, durante a tarde desta segunda-feira (30), devido à presença de pipas no local. Com isso, uma aeronave da Gol chegou a ter que fazer procedimento de espera, mas não preciosu alterar o destino e conseguiu pousar minutos depois.

Em nota, a Fraport Brasil, que administra o Aeroporto Internacional de Fortaleza, explica que o aeroporto não fechou e que, por segurança, a pista “ficou impraticável” das 16h59 às 17h25. Pontua ainda que não houve impacto na operação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A ocorrência foi registrada, ainda durante o voo, pelo deputado estadual Carmelo Neto (PL), que vinha para a capital cearense no voo em questão. “A pista do aeroporto foi fechada por causa da presença de pipas e estamos voando em círculos aguardando autorização para pouso… Primeira vez que isso acontece comigo aqui!”, escreveu ele, nas redes sociais. Ele ainda compartilhou uma imagem de um serviço de monitoramento de voos, mostrando os movimentos circulares que o avião teve que fazer, antes de pousar.

As pipas, se estiverem nas proximidades de onde as aeronaves pousam, podem representar risco para a segurança da aviação. Elas podem, por exemplo, ser sugadas pelos motores dos aviões, danificar a estrutura das asas ou outras superfícies de controle de voo, ou até mesmo tampar entradas de ar. As linhas, especialmente as que contêm cerol ou são do tipo “linha chilena”, são particularmente perigosas, pois podem se enroscar em componentes fixos ou móveis da aeronave.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em abril de 2022, uma pipa causou transtornos no Aeroporto de Guarulhos, fazendo com que um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, precisasse arremeter. Pouco antes, outro avião avistou uma pipa na pista de taxiamento. Já em junho deste ano, no mesmo aeroporto, a linha de uma pipa enroscou no trem de pouso de uma aeronave da Latam, após a aterrissagem. A pipa foi removida pela equipe da GRU Airport, sem maiores intercorrências.

Leia também | Não para, não para, não para: Chagas Vieira diz que slogan pegou “porque é algo real”

Fonte: gcmais.com.br