Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desarticulou uma fábrica clandestina de cigarros, descoberta na zona rural de Tianguá. Na ocasião, também foram presos em flagrante 10 homens paraguaios que atuavam no local.
Durante a ação, foram apreendidas máquinas de fabricação, embalagens, insumos, um gerador elétrico, empilhadeiras, além de caixas de filtros e cigarros já prontos.
As apreensões e prisões ocorrem após trabalho investigativo feito pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), unidade especializada da Polícia Civil vinculada ao Departamento de Combate aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri), contando ainda com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core/PCCE).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Mais detalhes sobre as ações policiais serão divulgados ainda nesta quarta-feira (26), em coletiva de imprensa, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cisp), em Fortaleza.
Operação Quebra-Mar
Também esta semana, na terça-feira (25), a Polícia Civil cearense deflagrou a Operação Quebra-Mar, que prendeu 22 membros de uma facção criminosa de origem carioca. As ações são coordenadas pela Delegacia de Narcóticos (Denarc), do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As ações acontecem em três estados: Ceará, Paraíba e São Paulo. No Ceará, os policiais atuaram em Fortaleza; em Canoa Quebrada, no município de Aracati; em Limoeiro do Norte; e em Russas. A Operação Quebra-Mar, da Polícia Civil cearense, faz parte de uma ofensiva nacional, intitulada Operação Narke, da 3ª Ofensiva da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim).
Cigarros contrabandeados
Ações da polícia nos últimos meses vêm frustrando o contrabando ilegal de cigarros no Ceará. Em setembro deste ano, em apreensão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) na localidade de Sabiaguaba, em Amontada, cerca de 400 mil carteiras de cigarros foram encontradas em dois caminhões baús. Os policiais patrulhavam a região costeira quando identificaram dois caminhões estacionados na beira da praia, próximos a um parque eólico. A atitude suspeita chamou a atenção das equipes, que decidiram realizar a abordagem. Três homens, que estavam nos veículos, foram flagrados com a carga ilegal e não apresentaram documentação que comprovasse a origem dos produtos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
No mesmo mês, uma carga de 2.020 caixas e 738 carteiras avulsas de cigarro, da marca Catalina American Blend, foi apreendida pela PM na Praia de Capim Açu, no município de Paraipaba, Região Metropolitana de Fortaleza. A carga estava espalhada ao longo de dois quilômetros da faixa de areia. A descoberta ocorreu após uma denúncia anônima alertar sobre a presença dos produtos na orla.
No mês anterior, em agosto, a Polícia Civil prendeu em flagrante uma mulher de 43 anos suspeita de envolvimento com a distribuição de cigarros contrabandeados no município de Cascavel. A ação resultou na apreensão de milhares de carteiras de cigarros de origem estrangeira. De acordo com as investigações, a mulher atuava em coautoria com o próprio irmão: ela seria responsável por armazenar e comercializar a mercadoria ilícita, que tinha como destino a revenda no comércio local.
Leia também | Incêndio é registrado em área de vegetação na Avenida Osório de Paiva, em Fortaleza
Fonte: gcmais.com.br











