Início » Blog » Polícia resgata 135 aves silvestres e 4 tatus mantidos em cativeiro em Crateús, no Ceará
Ceará

Polícia resgata 135 aves silvestres e 4 tatus mantidos em cativeiro em Crateús, no Ceará

policia-resgata-135-aves-silvestres-e-4-tatus-mantidos-em-cativeiro-em-crateus,-no-ceara
Polícia resgata 135 aves silvestres e 4 tatus mantidos em cativeiro em Crateús, no Ceará

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgatou 135 aves silvestres e quatro tatus que estavam sendo mantidos ilegalmente em cativeiro, no município de Crateús, no interior do estado. A ação foi efetuada por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Na ocasião, as forças de segurança ainda apreenderam armas de fogo utilizadas em práticas de caça ilegal. A operação teve início na última semana, no dia 16, e foi concluída na noite dessa segunda-feira (20), na localidade de Serra das Almas, zona rural de Crateús.

Segundo a PM, a ação teve como objetivo coibir e prevenir crimes ambientais na região da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) situada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Durante as buscas, as equipes localizaram, em área de mata, três espingardas e nove munições que seriam utilizadas em atividades de caça ilegal. Em uma residência, foram encontrados 135 aves silvestres, dois tatus vivos e dois abatidos.

Os responsáveis foram autuados com a lavratura de autos de infração ambiental pelos agentes do Ibama. Os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), enquanto as armas de fogo foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil de Crateús para os procedimentos cabíveis.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Anteriores

O BPMA, ainda esta semana, apreendeu 170 aves silvestres e prendeu um homem de 53 anos durante uma fiscalização ambiental na feira livre do município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O suspeito foi autuado por crime ambiental e multado em R$ 39,5 mil.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A operação foi desencadeada após denúncias sobre comércio ilegal de animais silvestres. No local, populares indicaram aos policiais um homem que estaria vendendo pássaros sem autorização do órgão ambiental. Ele foi identificado e abordado em frente a gaiolas de transporte, onde dezenas de aves eram mantidas em espaço reduzido.

Já na última semana, a PM resgatou dois pássaros silvestres que estavam sendo mantidos ilegalmente em gaiolas dentro de uma residência em Fortaleza. A ação foi efetuada por agentes do BPMA, após denúncias. Os policiais ambientais foram até o local e encontraram duas gaiolas, uma continha um Sanhaço e na outra um Corrupião, aves da fauna silvestre. No momento da abordagem, não foram localizados os responsáveis pelos animais. Pessoas que estavam nas proximidades foram questionadas, mas ninguém se identificou como proprietário das aves.

Leia também | Polícia desarticula torneio de caça ilegal em Lavras da Mangabeira, no Ceará, e apreende animais silvestres

Fonte: gcmais.com.br