Início » Blog » Policiamento é reforçado no Castelão após ameaças a torcedores “mistos” em jogo entre Fortaleza e Flamengo
Ceará

Policiamento é reforçado no Castelão após ameaças a torcedores “mistos” em jogo entre Fortaleza e Flamengo

policiamento-e-reforcado-no-castelao-apos-ameacas-a-torcedores-“mistos”-em-jogo-entre-fortaleza-e-flamengo
Policiamento é reforçado no Castelão após ameaças a torcedores “mistos” em jogo entre Fortaleza e Flamengo

O jogo entre Fortaleza e Flamengo, neste sábado (25), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, deve contar com policiamento reforçado nas arquibancadas da Arena Castelão. A medida foi tomada após a circulação, nas redes sociais, de mensagens que convocam torcedores tricolores para uma “caça” a torcedores “mistos” — aqueles que, embora apoiem o Fortaleza, também simpatizam com clubes de fora do Estado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Diante das postagens, o Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), emitiu uma recomendação à Polícia Militar para fiscalizar os setores do estádio e garantir a segurança do público.

Mensagens nas redes sociais

Entre as publicações que circulam em grupos de torcedores, há convocações como:

“Expulse eles do setor porque são os ‘flamenguistas cearenses’. Lugar de misto é em casa.”

Outra mensagem afirma:

“Sábado teremos a missão de caça misto. Se você identificar alguém torcendo pelo Flamengo entre a torcida do Fortaleza, acione a segurança do estádio. A pessoa será convidada a se retirar, e a polícia será acionada, se necessário.”

Recomendação do MPCE

Na recomendação divulgada nesta sexta-feira (24), o MPCE orienta a PM a impedir a entrada de torcedores do Flamengo nos setores destinados à torcida do Fortaleza. Os ingressos do clube carioca já estão esgotados, e mais de 26 mil pessoas confirmaram presença na partida.

“Não podemos evitar que um torcedor entre em um espaço do Fortaleza por curiosidade. O que podemos evitar é que ele entre com a camisa do clube adversário. Se ele estiver com camisa do Fortaleza ou neutra, não há motivo para intervenção”, explicou Edvando França, promotor e coordenador do Nudetor.

“A PM está orientada a não permitir o acesso de torcedores com camisas que não sejam do Fortaleza nesses setores, por questão de segurança”, completou.

Segundo o promotor, o risco de conflitos é real:

Se entrar, vai dar problema. É um problema grave, porque o torcedor compra ingresso sem saber em qual setor está o adversário. E como os ingressos da torcida do Flamengo estão esgotados, há quem tente entrar por outros espaços.

Manifestação do Fortaleza

Em nota, o Fortaleza Esporte Clube reforçou a proibição de torcedores visitantes em áreas reservadas à torcida mandante:

“O acesso de torcedores visitantes aos setores destinados exclusivamente à torcida do Fortaleza está proibido. Em cumprimento à recomendação do Ministério Público, torcedores adversários identificados nesses setores serão retirados do estádio. Contamos com a colaboração de todos para garantir a segurança e o bom andamento da partida.”

Esquema de segurança

O plano de segurança contará com 193 policiais militares na área externa, 130 na área interna e sete policiais civis. Além deles, haverá 549 agentes de segurança privada, 25 bombeiros militares, 20 bombeiros civis, médicos, ambulâncias e equipes de apoio.

O esquema também envolve o Ministério Público, Juizado do Torcedor, AGEFIS, Guarda Municipal, AMC, Juizado da Infância e Juventude e Defensoria Pública.

Fortaleza e Flamengo entram em campo às 19h30 (de Brasília), na Arena Castelão.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também| Raphinha agrava lesão, fica fora de Real Madrid x Barcelona e pode perder amistosos da seleção

Fonte: gcmais.com.br