Início » Blog » Porto do Pecém tem melhor mês da história na movimentação de contêineres
Ceará

Porto do Pecém tem melhor mês da história na movimentação de contêineres

porto-do-pecem-tem-melhor-mes-da-historia-na-movimentacao-de-conteineres
Porto do Pecém tem melhor mês da história na movimentação de contêineres

O Porto do Pecém, localizado no Ceará, registrou em outubro um marco inédito em sua história com uma movimentação de 66.253 TEUs (unidade equivalente a contêiner de 20 pés), superando em 16,4% o recorde anterior de 56.906 TEUs, atingido em dezembro de 2022. Esse aumento reforça o papel estratégico do Porto do Pecém como hub de carga para o Nordeste brasileiro, destacando seu desenvolvimento contínuo e crescente eficiência operacional.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

No início do mês, o Pecém já havia conquistado outro recorde, com a operação do navio gigante MSC Mariagrazia, de 366 metros. A atracação, que movimentou 4.016 contêineres em pouco mais de 48 horas, ressaltou a capacidade do porto em lidar com grandes volumes em operações intensas e ágeis.

Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém, enfatizou a importância do trabalho em equipe e da parceria com a APM Terminals, operadora responsável pela movimentação de contêineres. Segundo Figueirêdo, o avanço é reflexo de um trabalho coordenado, que inclui o time comercial e a infraestrutura para operações eficientes. “Estamos atraindo mais cargas e navios 366, mas especialmente ampliando nossa capacidade operacional, com movimentações rápidas e eficientes. É o trabalho da APM, de movimentar os contêineres do navio para o pátio, e o esforço do nosso porto para distribuir essa carga até o destino final”, afirma o presidente.

Porto do Pecém tem melhor mês da história na movimentação de contêineres

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Além das operações regulares, o Pecém atua como ponto de transbordo, recebendo cargas que aguardam no terminal até serem direcionadas aos seus destinos finais. Para novembro, está prevista a segunda atracação do MSC Juliette, reforçando as operações de transbordo com um volume elevado de contêineres.

No acumulado até setembro de 2024, o Porto do Pecém registrou 14.081.887 toneladas movimentadas, o que representa um aumento de 11,7% em relação ao mesmo período de 2023. Na movimentação de contêineres, o saldo do ano chega a 377.196 TEUs, um crescimento de 17% em comparação ao mesmo período do ano passado. Esses resultados consolidam o Pecém como um dos principais portos em expansão no país e um importante facilitador logístico para o comércio internacional e nacional.

Leia também | Transação de Pix acima de R$ 200 agora só é feita em aparelhos cadastrados

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Fonte: gcmais.com.br